Orelha

por 08/11/2014 00:13
Renato Rocha Miranda/Divulgação
Renato Rocha Miranda/Divulgação (foto: Renato Rocha Miranda/Divulgação )


Rei?

Depois de negociar a retirada das livrarias da biografia Roberto Carlos em detalhes, de Paulo César Araújo, o Rei prometeu que em breve chegaria ao mercado um volume autorizado sobre sua vida. A espera acabou, mas não há motivo para comemoração. Acaba de ser lançado pela Editora Toriba o alentado Roberto Carlos, volume em formato grande, com 384 páginas a cores, ao preço de R$ 249. Chancelado pelo artista, o livro mostra tudo o que o Rei permite que seus admiradores saibam de sua vida e obra: quase nada. São apenas fotos, sem legendas ou contextualização (mesmo o fã mais ardoroso vai ficar boiando se tentar identificar os personagens), alguns trechos de canções e uma discografia básica. Apesar da extensa pesquisa fotográfica e algumas imagens inéditas, o trabalho é muito caro e editorialmente descuidado, com algumas montagens e edições de imagens sofríveis. Um livro de mesa, como orgulhosamente se apresenta. Mais de mesa que livro. Quem quiser saber mais sobre Roberto Carlos ficará melhor servido se buscar a biografia de Paulo César na internet. Procure saber.


Gato na Bíblia


E se Deus fosse um gato? O selo Nemo da Editora Autêntica está lançando o álbum em quadrinhos A Bíblia segundo o Gato, de Phllippe Geluck. Trata-se de irreverente e polêmica HQ francesa, que não poupa ninguém, santo ou pecador. Essa versão do livro sagrado trata de episódios como a criação do mundo, a expulsão de Adão e Eva do paraíso e o dilúvio, sempre com humor politicamente incorreto.

Ziraldo

O artista gráfico, escritor, cartunista, dramaturgo e jornalista Ziraldo será o destaque do próximo Festival Literário de Poços de Caldas, programado para os dias entre 25 de abril e 3 de maio do ano que vem. “Ele será o nosso patrono. Nada mais apropriado para a comemoração dos 10 anos do festival”, diz Gisele Ferreira, organizadora da Flipoços.

Cartas 1


A Editora Nova Alexandria está lançando pequeno volume com cartas e poemas que o escritor Marcos Rey (1925-1999) dedicou à mulher, Linda Palma. Apaixonado pela mulher, Marcos Rey não precisava estar longe dela para escrever cartas de amor: “Sinto você, no quarto, a ouvir o metódico ruído das teclas. Você se levanta e quer saber o que estou escrevendo. ‘O que está escrevendo?’ Uma carta para você, Palma”.

Cartas 2




Truman Capote (foto) era um escritor inveterado de cartas. Como produzia sua correspondência como quem conversa com amigos, as cartas se tornam uma fonte fundamental para compreender a complexa personalidade do autor de A sangue frio, um dos criadores do jornalismo literário. Reunidas por Gerald Clarke, o volume O prazer fugaz – A correspondência de Truman Capote (Editora Leya) recolhe documentos que vão da juventude do autor aos seus últimos anos, revelando a relação entre o autor e grandes ícones do século 20, como Tennessee Williams, Jacqueline Kennedy, Richard Avedon e Katherine Hepburn.

Lançamentos

. O livro A dor moral da melancolia, da psicanalista Maria de Fátima Ferreira, será lançado hoje, às 11h30, na Livraria Scriptum, Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi. A obra integra a coleção Estudos Clínicos e será lançada com outros livros da coleção, Passema: testemunhos de um final de análise, de Sérgio Campos, e As psicoses na infância: o corpo sem ajuda de um discurso estabelecido, de Suzana Faleiro Barroso.

. Hoje, às 11h, Micheliny Verunschk lança o romance Nossa Teresa – Vida e morte de uma santa suicida. O evento, que encerra a temporada deste ano da programação cultural Letras e Ponto, terá ainda a realização do Sarau Letra Viva, com a participação de Adriane Garcia. Na Rua Aimorés,388/501-502, Funcionários.

. Os escritores Ismael Caneppelle e Socorro Acioli participam do Sempre um papo em BH, segunda-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Ismael lança Os famosos e os duendes da morte (Iluminuras), livro que serviu de inspiração para o longa dirigido pelo cineasta Esmir Filho. Socorro autografa o romance A cabeça do santo (Companhia das Letras), escrito após participar de oficina literária com Gabriel García Márquez

. Será lançada no dia 13, às 15h, na Associação de Proteção ao Condenado (Apac), em Itaúna, o primeiro número da revista A Estrela, resultado do projeto piloto de comunicação realizado na instituição. Todo o conteúdo da revista, textos e fotos, foi produzido pelos detentos durante curso sobre técnicas e conceitos da comunicação profissional, conduzido pela jornalista Natália Martino, pelo fotógrafo Leo Drumond e pelo designer Gabriel Reis, ambos da Nitro Imagens.

MAIS SOBRE PENSAR