Orelha

por 06/09/2014 00:13
Lilo Clareto/divulgação
Lilo Clareto/divulgação (foto: Lilo Clareto/divulgação)

Ouro Preto


Os 50 anos do golpe civil-militar serão  discutidos em Ouro Preto, durante o Ciclo Jornalismo e Literatura. A promoção é do Fórum das Letras, que será realizado de 29 de outubro a 2 de novembro. Confirmaram presença os jornalistas Audálio Dantas (presidente da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas), Daniela Arbex (Tribuna de Minas), Eliane Brum (El País), Luiza Villaméa (Revista Brasileiros), Mário Magalhães (UOL), Natália Viana (Agência Pública), Ricardo Kotscho (Record News) e Zuenir Ventura (O Globo).


Rebeldia urbana

Cidades rebeldes (Martins), livro de David Harvey, analisa a efervescência política observada nos últimos anos em Nova York, Pequim, São Paulo e Bogotá, entre outras metrópoles. Professor de pós-graduação da City University de Nova York, o autor é especializado em geografia humana. Nesse trabalho, ele discute a ocupação do espaço público – da Comuna de Paris ao Movimento Occupy Wall Street, nos EUA.


Ditadura nunca mais

Até dia 21, o projeto Arquivos da ditadura vai reunir historiadores, cineastas, artistas plásticos, estudantes e pesquisadores no Rio de Janeiro para discutir documentos relativos ao golpe civil-militar de 1964, que completou 50 anos em maio. Exposição de fotos do antigo Dops da Guanabara, seminário internacional e mostra de cinema fazem parte da programação. Dia 12, será lançado o filme Retratos de identificação, de Anita Leandro, com imagens inspiradas em fotografias produzidas pelos
órgãos de repressão.


Talentos da UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) acaba de publicar a segunda antologia de poemas e contos escritos por estudantes da Faculdade de Letras. Os textos foram selecionados em concurso destinado a alunos da graduação e da pós-graduação. O projeto incentiva jovens autores e foi criado pelos integrantes da Gestão Travessia 2013-2014, que comanda o Diretório Acadêmico Carlos Drummond de Andrade. De acordo com Eduardo Horta Nassif Veras, mestre em literatura brasileira e integrante da comissão julgadora, “é nas faculdades de letras, ou mesmo contra elas, que têm surgido nossas principais promessas literárias”. Publicado pela Imprensa Universitária da UFMG, o livro homenageia o escritor João Guimarães Rosa e reúne textos de 30 alunos.


Repente

Quarta-feira, às 19h, o poeta, repentista e escritor Geraldo Amâncio Pereira fará conferência sobre a cultura nordestina na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Centro). Ele vai autografar o livro De repente cantoria – Uma coletânea de versos e repentes dos maiores cantadores do Brasil (Editora Premius), que será vendido pelo valor simbólico de
R$ 5. Informações: (31) 3222-5764 e www.academiamineiradeletras.org


Chandler

Editado pela Benvirá, Raymond Chandler – Uma vida conta a história do norte-americano que ajudou a redefinir a moderna literatura policial. Tom Willians, autor do livro, informa que a vida de Chandler guarda semelhanças com a de seu principal personagem, Philip Marlowe. Além de craque da literatura, o autor de O longo adeus colaborou em roteiros de filmes importantes como Pacto de sangue, de Billy Wilder; A dália azul, de George Marshall; e Pacto sinistro, de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense. Com 456 páginas, o livro custa R$ 49,90.



Na praça


Dia 14, na Praça Duque de Caxias, será realizada a 12ª edição do projeto Livro de graça na praça (foto). Serão distribuídos 20 mil exemplares do volume de contos Mulheres e do infantojuvenil É cor de luar. A festa vai das 8h às 13h. Organizadores anunciam a presença de Affonso Romano de Sant’Anna, Frei Betto, Olavo Romano, Fábio Lucas, Carlos Herculano Lopes, Fernanda Takai e Ronaldo Simões Coelho.

MAIS SOBRE PENSAR