Lembranças ilustradas de Gabo

Álbum em quadrinhos sobre García Márquez narra a vida e obra do escritor colombiano, mesclando momentos reais com a fantasia que caracteriza o autor de Cem anos de solidão

por 23/08/2014 00:13
Editora Veneta/Reprodução
Editora Veneta/Reprodução (foto: Editora Veneta/Reprodução)
Ana Clara Brant



O realismo mágico que marcou a obra do romancista Gabriel García Márquez (1927-2014) também se fez presente em sua vida. Uma biografia, digamos, inusitada, sobre o escritor colombiano acaba de chegar ao Brasil e relata essa impressionante trajetória de uma maneira bem encantadora: por meio dos quadrinhos. Gabo – Memórias de uma vida mágica (Editora Veneta) foi feita a várias mãos pelos ilustradores Miguel Bustos, Felipe Camargo, Tatiana Córdoba e Julián Naranjo, além do roteiro de Óscar Pantoja , todos compatriotas de García Márquez.

A narrativa tem início em 1965, numa estrada de Acapulco, no México. O autor de O amor nos tempos do cólera está de férias, com a esposa Mercedez e os filhos Gonzalo e Rodrigo. A viagem, na verdade, seria a mais importante na vida de Gabo. De repente, ele tem um insight e se vê nos tempos de sua infância, em Aracataca, no interior da Colômbia. Ali foi o começo de sua construção mágica e o embrião de sua obra mais importante, Cem anos de solidão.

Ao longo das 166 páginas, o leitor vai conhecendo os principais acontecimentos da vida do escritor e jornalista, e sendo transportado numa viagem que alterna flashbacks e presente o tempo todo. Não faltam episódios como o nascimento em março de 1927, a vida de estudante em meio aos tumultos políticos da Colômbia do fim da década de 1940, o envolvimento com a Revolução Cubana, a paixão por Mercedez, a criação do clássico Cem anos de solidão, o Prêmio Nobel de 1982 e a consagração como um dos mais importantes escritores do século 20.

Percebe-se como o avô materno do escritor, o coronel Nicolás Ricardo Márquez Mejía – um veterano da Guerra dos Mil Dias – é uma figura importantíssima na vida do neto. A convivência com ele e a avó, dona Tranquilina Iguarán, com quem Gabo viveu até os 8 anos, exerceu forte influência nas histórias do autor. Um exemplo são os personagens de Cem anos de solidão, como o coronel Aureliano Buendía. E essa ingerência se faz presente na publicação ilustrada. A todo momento o avô se manifesta de alguma maneira para García Márquez, seja em pensamentos, sonhos, já que Gabo – memórias de uma vida mágica mescla passado e presente, realidade e fantasia

Com tradução do editor e escritor Marcelo Barbão, a aventura gráfica – que foi aclamada pela crítica e vencedora de vários prêmios, inclusive o do último Salão do Livro de Buenos Aires – é uma maneira interessante e encantadora de se conhecer a vida e a obra de um dos mais importantes escritores de nosso tempo.

Gabo – memórias de uma vida mágica

.  De Miguel Bustos, Felipe Camargo, Tatiana Córdoba,  Julián Naranjo e Óscar Pantoja
.  Editora Veneta, R$ 44,90


MAIS SOBRE PENSAR