Orelha

por 23/08/2014 00:13
Walter Craveiro/Divulgação
Walter Craveiro/Divulgação (foto: Walter Craveiro/Divulgação)


Um belo Pessoa


Uma edição à altura da obra-prima. É o mínimo que se pode dizer do volume Mensagem, de Fernando Pessoa, com organização, apresentação e ensaios de Cleonice Berardinelli. Lançado pela Edições de Janeiro, o livro traz a íntegra do único livro publicado em vida por Pessoa, preparado a partir dos originais datilografados pelo autor, inclusive com as emendas feitas à mão. Uma das maiores especialistas na obra do poeta português, Cleonice Berardinelli acata inclusive a opção do autor em respeitar a língua portuguesa antes da reforma ortográfica de 1911, o que dá uma feição clássica ao texto. O livro traz, além dos poemas de Mensagem, um caderno de imagens, fotos e fac-símiles, uma seção com biografias sucintas de vultos históricos citados nos versos e, ao final, um conjunto de ensaios eruditos de Berardinelli que tratam de poesia, história, misticismo e do jogo intertextual entre Mensagem e Os Lusíadas.

Cinema moderno

A invenção do cinema brasileiro – Modernismo em três tempos, de Paulo Antônio Paranaguá acaba de chegar às livrarias pela Leya e Casa da Palavra. O autor faz uma apresentação inovadora da história do cinema nacional, dividida em três períodos: os anos 1920, as décadas de 1930 e 1940, e o Cinema Novo. O título integra a coleção Modernismo +90, organizada por Eduardo Jardim e que vem lançando ensaios em torno do legado da Semana da Arte Moderna de 1922.

Poema-escultura

Guilherme Mansur inaugura dia 29, às 10h, no câmpus do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (IFMG), em Ouro Preto, seu poema-escultura Batuque. Com quase três metros de altura, o objeto é composto de um verso, “ferro batido batuque”, que vai se desdobrando na estrutura feita em aço. Como as fontes foram gravadas de forma vazada, o poema-escultura faz uma parceria com a luz do sol, que atravessa as letras e as projeta no chão. O IFMG fica na Rua Pandiá Calógeras, 898, em Ouro Preto.

Coreia oculta


Primeiro romance da autora sul-coeana Bae Su-ah, Sukiyaki de domingo chega ao Brasil em edição da Estação Liberdade, em tradução feita diretamente do original coreano por Hyo Jeong Sung. O livro revela outro lado pouco conhecido do Tigre Asiático: a pobreza e a desesperança. Em pequenas históricas melancólicas, a autora apresenta o cotidiano difícil dos moradores da periferia, com suas relações sociais e familiares tensas, retrato de uma sociedade em crise, mergulhada na incomunicabilidade.

Sarau literário



Hell-o-rizonte Café é o nome da apresentação literomusical que reúne contos e poesias de autores nascidos ou radicados em Minas Gerais, que será realizada hoje, às 11h, no Edith Café, na Livraria Mineirana (Rua Paraíba, 1.419, Savassi). A leitura de uma seleção de contos de Wir Caetano, Carlos de Britto Melo, Sérgio Fantini e Jorge Rocha e poemas de Adriana Godoy, Fabrício Marques, Gabriel Nogueira e Mário Alex Rosa será acompanhada por uma base musical inspirada em rock e blues a cargo da Mutável Saralho Band. O grupo é formado por Jorge Rocha, João Guilherme Dias e Alex Bessas (leitores), acompanhados por Heberth Szchaber (guitarra) e Diogo Fabrin (gaita).

Clássico em HQ

A Editora Peirópolis está lançando A morte de Ivan Illitch, de Tólstoi, em adaptação para quadrinhos de Caeto. Uma das obras-primas do romancista russo, narra a história de um juiz que adoece e passa a se confrontar com a ideia da morte, passando em revista seus valores e a vida baseada em aparências. Os desenhos transmitem um clima de pesadelo, opressivo, com traços inspirados na estética expressionista.

Duas linguagens

Dando sequência à publicação das obras de Tzvetan Todorov, pensador búlgaro radicado na França, a Editora Unesp lança Simbolismo e interpretação. No estudo, o autor percorre várias correntes e tradições de estudos da simbologia da linguagem, ou seja, a esfera dos sentidos indiretos da linguagem, que podem ser somados ao primeiro sentido, chamado de “direto”. Todorov ressalta que o prefixo negativo em “indireto” não deve ser considerado um fenômeno ocasional, já que se manifesta em todos os discursos, muitas vezes de forma preponderante.

Lançamentos


. Dois estreantes lançam livros pela Oi Kabum! Escola Técnica de Arte e Tecnologia. José Paulon lança o volume de poesias Diálogo para coroação da lua: figura da mula exótica fêmea, que tem prefácio de Renato Negrão, e Priscila Cemis apresenta o livro de contos Eu acho que vivo dentro de um filme, com apresentação da Laura Cohen. Hoje, às 10h30, no Sesc Palladium, saguão da Av. Augusto Lima, Centro.

. Maria Helena Alves Rocha lança hoje, das 10h às 14h, o livro Contos de emiagá, na Quixote Livraria – Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi.

MAIS SOBRE PENSAR