Professor da UFRGS lança um olhar atento sobre a África

Livro é um painel da porção continental mais antiga do planeta

por 19/04/2014 00:13
Editora Contexto
(foto: Editora Contexto)


Em História da África, José Rivair Macedo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, traça um painel da porção continental mais antiga do planeta. Caleidoscópio de culturas, a África não é um espaço homogêneo nem se limita ao clichê do continente miserável sem saída, às voltas com a Aids e atrocidades étnicas, adverte o autor.

Palco de várias e ricas experiências humanas, o continente é múltiplo: temos a África atlântica, a índica, a do Rio Nilo, a mediterrânica e a África saariana. Macedo mergulha na Antiguidade para emergir no século 21: ensina-nos sobre civilizações que desafiaram os faraós, descreve os efeitos da chegada do islamismo e do cristianismo ao continente, destaca o impacto da ofensiva europeia sobre povos ciosos de suas tradições ancestrais, chama a atenção para o profundo impacto da escravidão sobre o mundo e o Brasil.

O professor adverte: o colonialismo é o verdadeiro responsável pelas mazelas que muitos atribuem à “natureza” dos africanos. Além de drenar riquezas, esse sistema lançou mão do racismo para depreciar sociedades que resistem ainda hoje a se curvar a padrões ocidentais. Europeus ocuparam e unificaram territórios disputados por diferentes etnias e culturas, provocando guerras, massacres e corrupção, quadro que se agravou com a Guerra Fria e a globalização contemporânea.

Não custa lembrar: a balcanização da África, os genocídios e a miséria são o legado dos bwanas.

HISTÓRIA DA ÁFRICA
•  De José Rivair Macedo
•  Editora Contexto
•  190 páginas, R$ 35

MAIS SOBRE PENSAR