Orelha

por 12/04/2014 06:00
Abril/Reprodução
(foto: Abril/Reprodução)
República de Badiou

Um dos livros mais influentes do pensamento ocidental, o diálogo A República, de Platão, ganha edição especial. Não se trata apenas de tradução ou adaptação, mas de uma tentativa de dar ao texto clássico grego a dimensão de atualidade. O responsável pela façanha é o filósofo Alain Badiou. A República de Platão contada por Alain Badiou vai além do comentário crítico. O filósofo retirou do livro todas a alusões a temas específicos da sociedade grega e ampliou o leque de referências culturais, aproximando de temas e problemas contemporâneos. Um exemplo é o célebre mito da caverna, que é apresentado a partir de uma analogia com o cinema. A edição é da Zahar, com apresentação de Danilo Marcondes.


Na cabeça

A coleção Filosofias: o prazer de pensar, da Editora Martins Fontes, lança dois novos volumes, que estabelecem um diálogo singular. São eles As neurociências – Questões filosóficas, de Eduardo Kickhöfel, e O inconsciente, de Luciana Chaui-Berlinck. O primeiro analisa os impasses do pensamento filosófico com o desenvolvimento da ciência do cérebro, e  o segundo mostra as implicações do conceito no campo dos estudos da mente, antes e depois de Freud.



Lobato 1

A Editora Globo, por meio do selo Biblioteca Azul, está trazendo de volta às livrarias dois clássicos de Monteiro Lobato (1882-1948, foto). O primeiro é Reinações de Narizinho, que ganha edição de luxo, com reprodução de ilustrações originais de Jean Gabriel Villin e J. U. Campos, que fizeram parte das primeiras edições da obra. O outro alentado volume é uma edição dos contos completos do escritor, que traz todas as histórias de Urupês, Cidades mortas, Negrinha e O macaco que se fez homem. O prefácio é de Beatriz Resende. A edição, com 660 páginas, traz ainda a fortuna crítica acerca dos contos de Lobato, com textos de Caio Prado Júnior, Oswald de Andrade, Lima Barreto e Agripino Grieco, ainda inéditos em livro.


Lobato 2

A Editora Unesp anuncia o lançamento de Monteiro Lobato, livro a livro – Obra adulta, organizado por Marisa Lajolo. O livro apresenta o lado menos conhecido do escritor e examina a história de todos os seus 28 livros dirigidos ao público adulto, por meio de ensaios que analisam e interpretam o pensamento social, político e estético do autor de Urupês, Cidades mortas e O escândalo do petróleo. Em 2008, Marisa Lajolo organizou com João Luis Ceccantini o livro dedicado à obra para crianças, Monteiro Lobato, livro a livro – Obra infantil, também lançado pela Editora Unesp e premiado com o Jabuti de melhor livro do ano.


Garçonnière

Rua Líbero Badaró, São Paulo, 1918. Um endereço mítico para uma turma de modernistas (mesmo antes da Semana de Arte Moderna), onde se localizava um apartamento para encontros amorosos. Dividido entre amigos, além do imóvel, um livro de capa preta que ficava na entrada e recebia comentários, poemas, desenhos e outras anotações de circunstância. Acabou gerando o livro O perfeito cozinheiro das almas deste mundo, organizado por Oswald de Andrade (foto). São histórias de amor e mundanismo, quase um blog ou comentários em rede social, só que escritas por gente que tinha o que dizer. A edição é da Globo, pelo selo Biblioteca Azul.


Pessimismo

Um dos mais importantes pensadores do século 20, conhecido sobretudo pelo seu ceticismo radical, o romeno Emil Cioran tem, finalmente, traduzido no Brasil seu primeiro trabalho, O livro das ilusões (Rocco). Escrito quando Cioran tinha apenas 25 anos, o ensaio faz uma profunda reflexão sobre a música e o sofrimento, temas que se tornariam recorrentes no pensamento do escritor romeno. A tradução é de José Thomaz Brum, especialista na obra do pensador.


Ditadura

Duas obras do escritor e embaixador Edgar Telles Ribeiro chegam às livrarias pela Record, ambas passadas nos anos de chumbo da ditadura militar. Punho de renda está ganhando nova edição, ao lado do inédito Damas da noite, história de amor e política ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1960. Nos dois títulos, o escritor mete a mão na cumbuca da diplomacia brasileira.

MAIS SOBRE PENSAR