Orelha

por 05/04/2014 00:13
Wikipedia/Reprodução
(foto: Wikipedia/Reprodução)
Aventura humana


Mary Shelley (1797-1851) foi uma mulher extraordinária. Filha do filósofo William Godwin e da escritora Mary Wollstonecraft, defensora da igualdade feminina, ela foi ainda mulher do poeta romântico Percy Shelley e autora de uma das mais conhecidas histórias de terror de todos os tempos, Frankenstein ou o moderno Prometeu, de 1818. Dois anos depois de seu livro mais famoso, Mary Shelley lançaria uma breve história juvenil, Maurício ou a cabana do pescador, que acaba de ser lançada no Brasil pela Editora Graphia, em tradução de Luciana Viégas. A narrativa, bem ao molde romântico, tem como personagens um menino que foge da violência do pai e chega a um pequeno povoado do litoral inglês, um velho pescador viúvo e um homem em busca de seu filho, desaparecido ainda criança. A edição é muito caprichada, com ilustrações de época e interessante posfácio da tradutora.


Ditadura

Memória, justiça e verdade – A parte visível, organizado por Virgílio de Mattos, foi lançado esta semana em Belo Horizonte. O livro é resultado dos encontros do grupo de pesquisas que se reúne semanalmente, há cerca de um ano, na Faculdade Estácio de Sá, em Belo Horizonte. Entre os temas debatidos estão os processos ditatoriais no Cone Sul. O volume traz a última entrevista de Universindo Diaz Rodriguez, militante uruguaio sequestrado em Porto Alegre, um dos raros casos de documentação da Operação Condor, que morreu em consequência das torturas sofridas no Brasil.


Padura

O romancista cubano Leonardo Padura (foto) estará no Brasil entre os dias 12 e 16 para lançar o celebrado O homem que amava os cachorros (Boitempo). Leon Trótski e Ramón Mercader são personagens centrais do thriller histórico, que tem como contraponto o fictício Ivan Cárdenas Maturell, um aspirante a escritor. Sucesso de público e crítica em todo o mundo, o livro parece ter surpreendido a própria editora brasileira: está difícil encontrar o romance nas livrarias. Padura participa de agenda em Brasília, na 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, e de lançamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Flusser

O pensamento do filósofo tcheco Vilém Flusser, que viveu 30 anos no Brasil e é autor de importantes reflexões sobre a questão da imagem no mundo contemporâneo, é tema de livro organizado a partir de seminário internacional realizado na UFMG. Imagem, imaginação, fantasia – 20 anos sem Vilém Flusser é organizado pelos professores Rodrigo Duarte, Alice Serra e Romero Freitas. O livro será lançado no dia 12, às 11h, na Livraria Quixote, Rua Fernandes Tourinho, 274. A edição é da Relicário.


Cultura


Corpos pagãos – Usos e figurações na cultura brasileira (1960-1980), de Mario Cámara, é o novo título da Editora UFMG. O livro coloca em relação as artes plásticas, a literatura e a música de um período inovador e polêmico da cultura brasileira, marcado por obras de Glauco Mattoso, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Jorge Mautner, Roberto Piva, Torquato Neto, Waly Salomão e Paulo Leminski.


Torquato

E por falar na geração que mudou a cara da cultura brasileira, quem ganha biografia é o poeta e compositor Torquato Neto. O autor da aventura é o jornalista curitibano Toninho Vaz, que já escreveu a biografia de Paulo Leminski (que está fora de circulação por interferência da família do poeta). A biografia de Torquato Neto oferece não só um retrato de corpo inteiro do artista quando jovem, mas também uma visão do espírito libertário que animou toda uma geração. O livro sai pela Nossa Cultura.


Quadrinhos

Pode parecer fácil, mas fazer HQ no padrão profissional não é para qualquer um. Pensando nisso, a Editora Martins Fontes lança o livro Como desenhar quadrinhos no estilo Marvel, de Stan Lee e John Buscerna. Lee é cocriador de Homem-Aranha e X-Men, entre outros; e Buscerna é o artista por trás do Surfista Prateado e Conan, o bárbaro. Com muitos diagramas e dicas, o livro revela segredos e ferramentas para quem deseja criar seu próprio gibi.


Lançamento

A obra de ficção medieval A fabulosa terra de Lúmens, do jovem escritor mineiro Tiago Leão Barbosa, será lançada segunda-feira, às 19h, na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa – Praça da Liberdade, 21, Funcionários, em Belo Horizonte. É o primeiro de quatro livros que será publicado pela portuguesa Chiado Editora. O autor tem apenas 22 anos, é natural de Belo Horizonte e cursa comunicação social na PUC Minas.

MAIS SOBRE PENSAR