Orelha

por 29/03/2014 06:00
Sesc SP/Divulgação
(foto: Sesc SP/Divulgação)

Filme e livro


Chega hoje ao mercado nova edição do DVD do documentário Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho (1933-2014). O lançamento inclui dois filmes inéditos do realizador, produzidos pelo Instituto Moreira Salles em parceria com a Videofilmes: Sobreviventes de Galileia (Brasil, 2013) e A família de Elizabeth Teixeira (Brasil, 2013). Além desses dois filmes inéditos, o DVD conta com uma faixa comentada, com a participação de Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel, montador do filme, e Carlos Alberto Mattos, crítico de cinema. Como parte integrante do material, foi produzido um livreto de 74 páginas com um depoimento de Coutinho e seleção de críticas publicadas no Brasil e no exterior à época do lançamento do filme, nos anos 1980.

Clássico hindu

Um caso raro no mercado brasileiro: a edição bilíngue português/sânscrito. Trata-se do lançamento do livro Da palavra, do filósofo e gramático Bhartrhari, que viveu no século 6 a.C. Considerada fundamental para a cultura escrita hindu, a obra continua sendo lida e muito citada entre os indianos até os dias atuais. O autor entrelaça com tranquilidade diferentes temas, como ética, filosofia e linguística, adotando divisões conceituais muito diferentes das ocidentais. Pela Editora Unesp.

Brasil em Bolonha

O ilustrador brasileiro Roger Mello foi o ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen deste ano, considerado o Nobel da literatura infantil, na categoria ilustração, pelo conjunto de sua obra. O anúncio foi feito na Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália. Roger é o primeiro ilustrador brasileiro a ganhar o troféu. Na categoria autor, o Brasil já havia sido contemplado com Lygia Bojunga, em 1982, e Ana Maria Machado, em 2000. A autora premiada foi a japonesa Nahoko Uehashi.

Pai e filhos

O psicanalista Renato Mezan lança ainda este mês pela Companhia das Letras a coletânea de ensaios O tronco e os ramos – Estudo de história da psicanálise. O autor enfrenta uma das grandes questões do campo dos estudos psicanalíticos: a relação entre Freud e seus seguidores. Mezan analisa a correspondência do pai da piscanálise com seus discípulos diretos – Ferenczi, Abraham, Jung e Fliess –, além de levar o debate às gerações seguintes, com autores como Winnicott, Melanie Klein, Bion e Lacan.

Duas vezes Beatles

Mais livros sobre os Fab Four chegam ao mercado brasileiro. Pela Verus, chega Love me do – 50 momentos marcantes dos Beatles, do jornalista Paolo Hewitt. Uma biografia da banda, recheada de fotos, em 50 momentos definidores, do nascimento do grupo, nos anos 1960 à década de 1990. Já a Editora SM tem como objetivo o público infantojuvenil com o álbum em quadrinhos Os Beatles, de Mick Manning e Brita Granström.

Sarau poético

Bruno Brum e Leo Gonçalves são os convidados de hoje do programa Sarau no Memorial, em sessão dupla, às 11h e às 13h. Ambos comemoram 10 anos de lançamento dos livros de sua autoria, Mínima ideia e Das infimidades. O sarau terá ainda leitura de poemas de Leopoldo Maria Panero, uma das vozes mais inovadoras da poesia espanhola contemporânea; dos norte-americanos Jerome Rothenberg e Allen Ginsberg; e do argentino Juan Gelman. No Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade.

Lançamento

A Editora UFMG e a Ateliê lançam dia 31 o livro Edição e revolução – Leituras comunistas no Brasil e na França. Jean-Yves Mollier e Marisa Midori Deaecto fazem palestra sobre o tema da publicação, em mesa-redonda coordenada por Luiz Carlos Villalta. No auditório Professor Baesse, na Faculdade de Filosofia e Ciências da UFMG, câmpus Pampulha. Às 19h.

MAIS SOBRE PENSAR