Revista Souza Cruz ganha antologia em sete fascículos temáticos

Publicação que circulou de 1916 a 1935 vira livro com organização de Marcio Debellian

por Carlos Herculano Lopes 29/03/2014 06:00
Revista Souza Cruz/Reprodução
(foto: Revista Souza Cruz/Reprodução)
Uma das mais interessantes revistas brasileiras de cultura e comportamento da sua época, a Souza Cruz, que circulou de 1916 a 1935, no Rio de Janeiro, totalizando 211 edições, acaba de ter sete números relançados. Quem esteve à frente da produção foi o agitador cultural Marcio Debellian, que antes já havia organizado, entre outros, o livro Maneira de ser, sobre a cantora Marina, e a antologia de contos Liberdade até agora, com Eduardo Coelho.

Para levar adiante o projeto de trazer novamente a público, mesmo que parcialmente, uma amostra da Revista Souza Cruz, que no início circulava mensalmente e depois de dois em dois meses (das 211 edições, só não conseguiram localizar 13 dos originais), Debellian contou com a colaboração de Silvia Rebello e Daniel Nogueira. Cada um dos números reeditados foi apresentado por pensadores brasileiros contemporâneos, como Adriana Lunardi, Antonio Carlos Secchin, Francisco Bosco, J. Roberto Whitaker, Marcia Tiburi e Miguel Jost.

Ainda de acordo com Marcio Debellian, como o material recolhido era muito extenso – e praticamente impossível publicar toda a coleção –, optaram por dividir o conteúdo em fascículos temáticos mais recorrentes na publicação. Ou seja: poesia, literatura, crônicas, publicidade, questões relacionadas ao universo feminino, no fascículo “Mulher”, e às artes visuais, no fascículo “Galeria”. “A antologia traz ainda o fac-símile da primeira edição da revista para que todos possam entender o ponto de partida dessa história”, conta Debellian.

Para o organizador da coleção, a ideia de trazer novamente à tona a Souza Cruz para que as novas gerações pudessem ter conhecimento da importância da publicação surgiu quando ele estava organizando uma antologia de contos. No decorrer da pesquisa, encontrou um conto de Lima Barreto que vinha com o seguinte rodapé: “Publicado originalmente na Revista Souza Cruz.” A partir de então, resolveu correr atrás e viu que “era um rico universo a ser explorado”.

No seu período de glória, a Revista Souza Cruz, que foi criada pelo empresário e mecenas Albino Souza Cruz, fundador da companhia que leva seu nome, chegou a circular em todo o país com tiragem que atingia 70 mil exemplares, um feito e tanto para a época. E entre os colaboradores contava com nomes ilustres como Manuel Bandeira, Augusto dos Anjos, Di Cavalcanti, Lima Barreto, Andrade Muricy e Horácio Cartier. A publicação coincidiu também com um dos momentos mais importantes para a cultura brasileira no século passado, a Semana de Arte Moderna de 1922.

Para a filósofa e romancista Márcia Tiburi, que escreveu a apresentação do número dedicado à mulher, quem vier a ler a Revista Souza Cruz décadas depois de sua publicação com certeza irá se divertir. “Poderá também espantar-se com as diferenças que experimentamos atualmente em relação aos costumes do começo daquelas primeiras décadas do século 20, quando as mulheres ainda viviam reclusas em seus lares, vitimadas por uma certeza quanto a papéis femininos muito, mas muito diferentes de papéis masculinos”, registra.

Revista Souza Cruz, antologia (1916-1935)
Organização de Marcio Debellian
Informações: www.revistasouzacruz.com.br

MAIS SOBRE PENSAR