Orelha

por 15/03/2014 00:13
Mario Anzuoni/Reuters
Mario Anzuoni/Reuters (foto: Mario Anzuoni/Reuters)

Antes do início


Enquanto milhões de fãs em todo o mundo esperam o sexto volume de As crônicas de gelo e fogo (nada menos que a origem do seriado Game of thrones, exibido pela HBO), seu autor, George R. R. Martin, resolve surpreender mais uma vez. Em vez de ir adiante, ele lança uma coletânea de novelas, O cavaleiro dos sete reinos, passadas no mesmo reino de Westeros, só que um século antes de sua milionária saga. Em tempo: o novo capítulo de As crônicas… só deve sair no ano que vem.


Fantástico em alta

A ameaça do fantástico, de David Roas, chega em breve às livrarias pela Edusp. O livro reúne seis artigos nos quais Roas faz um estudo amplo da literatura fantástica, que historicamente tem sido marginalizada pelos estudos literários acadêmicos. Com o sucesso de público e estima de grandes escritores, o gênero vem conquistando de décadas para cá um espaço crescente. O autor aborda questões teóricas sobre a definição do fantástico e busca mapear historicamente seu surgimento.


Kafka para dançar

Rasante é o nome do espetáculo de dança contemporânea que será apresentado de 20 deste mês a 13 de abril, de quinta a domingo, no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes. A montagem é inspirada na obra de Franz Kafka e tem direção de Sérgio Penna. Em cena, cinco intérpretes a serviço de diferentes energias se lançam ao desafio de dançar gestos, movimentos e relações, na perspectiva de recriar o mundo contraditório das relações humanas. A montagem recebeu o Prêmio Estímulo da Fundação Clóvis Salgado em 2013.


Highsmith não perdoa


A mais perturbadora das escritoras policiais, criadora da série dedicada ao amoral Ripley, Patricia Highsmith tem nova obra traduzida no Brasil. Trata-se de As duas faces de janeiro, um dos romances mais simbólicos da escritora. O lançamento é da Benvirá, que vem publicando a obra de Highsmith. A novela reúne intriga policial, psicologia profunda e referências mitológicas, numa fábula tensa sobre os dilemas do ser humano, aprisionado nos labirintos entre a vida e a morte.


Fé e cidadania

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte, lança no dia 19 o terceiro volume, intitulado Fé, política e cidadania – Pesquisas, da série Cadernos temáticos do Nesp. A publicação conjuga três questões que integram a existência do cristão no mundo: a vivência da fé, a ação política e o exercício da cidadania. A partir das 20h, no prédio 4, auditório 1, câmpus Coração Eucarístico da PUC Minas (Av. Dom José Gaspar, 500). Os presentes receberão um exemplar da obra. Na ocasião, os autores da publicação farão uma breve exposição do conteúdo do livro.


Quem é quem

A Bíblia tem mais de 3 mil nomes citados em seus vários livros do antigo e novo testamento. E é para facilitar a vida do leitor que a Sociedade Bíblica do Brasil está lançando Quem é quem na Bíblia, que reúne informações precisas sobre todos os nomes próprios citados no livro sagrado. Além de localizar, dar as datas de referência e apresentar breve descrição da vida de cada nome citado, a obra ainda traz quadros históricos e árvores genealógicas dos principais personagens.



Cabeças cortadas

Hotel Brasil, romance policial de Frei Betto (foto), ganha edição em inglês, depois de traduções para o italiano e o francês. Resenha da Publishers Weekly considerou a obra “uma sátira de mistério em uma casa de campo inglesa, dirigida por Pedro Almódovar, um olhar revelador do submundo marginalizado da sociedade brasileira”. O romance, que tem como subtítulo “O mistério das cabeças degoladas”, se passa num hotel decadente do Centro do Rio de Janeiro.


Crônicas de Bernardo

Conhecido como autor de A escrava Isaura e O seminarista, o mineiro Bernardo Guimarães (1825-1884) foi um escritor múltiplo, deixando além dos romances trabalhos para teatro e poesias, sem falar da intensa atividade como jornalista. Talvez a faceta menos conhecida do escritor ouro-pretano tenha sido sua atividade como cronista. O livro Bernardo Guimarães cronista, organizado por Francelina Ibrahim Drummond, lançado pela Editora Liberdade, é uma grande contribuição para o conhecimento da importância de Bernardo Guimarães para as letras brasileiras. Francelina Drummond reúne textos publicados entre 1867 e 1884 nos jornais Diário de Minas, Constitucional e Liberal Mineiro, que revelam o “talento precoce do romancista em formação”. A organizadora assina ainda textos introdutórios sobre o nascimento da imprensa em Ouro Preto e acerca o espírito da obra bernardina, entre a poesia juvenil e a prosa de maturidade.

MAIS SOBRE PENSAR