Orelha

por 01/03/2014 00:13
TV Brasil/Divulgação
TV Brasil/Divulgação (foto: TV Brasil/Divulgação)


Poesia em Poços

Ferreira Gullar é o patrono da nona edição da Flipoços, que será realizada de 26 de abril a 4 de maio em Poços de Caldas, no Sul de Minas. O festival literário tem como tema central o encontro com escritores portugueses, com as presenças já confirmadas de Luiz Miguel Rocha, Pedro Guilherme-Moreira e Joel Neto. Outro assunto de destaque na pauta é o cinquentenário do golpe militar de 1964, com a participação do historiador Marco Antônio Villa, Ivo Herzog (filho de Wladimir Herzog), do biógrafo Lira Neto e do jornalista Alberto Villas.


RoboCop HQ


Com a chegada de RoboCop ao cinema, em filme com direção do brasileiro José Padilha, estão indo para as bancas série de HQs com o personagem. Serão quatro edições independentes, baseadas na história do filme. Além das bancas, as revistas podem ser encontradas na loja virtual da Editora Alto Astral (https://loja.editoraastral.com.br).


Zico e amigos


Um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, Zico ganha biografia original organizada pela jornalista Priscila Ulbrich. Simplesmente Zico, lançamento da Editora Contexto, reúne 134 depoimentos de atletas, técnicos, jornalistas e fãs do jogador, com direito a muitas histórias inéditas e fotos do Galinho de Quintino.


Vazamento


Chega às livrarias esta semana pela Editora Leya o livro Os arquivos Snowden, que revela os bastidores do caso de espionagem mais rumoroso das últimas décadas. Escrito por Luke Harding, do jornal britânico The Guardian, a obra mostra os desdobramentos do vazamento que estremeceu as relações de líderes políticos de todo o mundo, de Obama a Dilma Rousseff.


Na masmorra

Papillon está de volta. Um dos romances de maior sucesso nos anos 1970, que narra a prisão e fuga de Henri Charrière de um cárcere na Guiana Francesa, ganha nova edição pela Difel. Charrière nasceu em Ardèche, França, em 1906, e morreu em Madri, em 1973. Ex-militar, depois de entrar para a reserva passou a praticar pequenos golpes, até ser acusado de assassinato. Depois de escapar em direção à Venezuela, em 1945, casou-se e viveu em Caracas, onde abriu um restaurante. Morreu na miséria, depois de gastar o dinheiro ganho com o livro na produção de um filme que foi fracasso total de bilheteria.


Terra e Lua

A Editora Landmark está lançando edição bilíngue português/francês do clássico Da Terra à Lua de Jules Verne (1828-1905). Publicado originalmente em 1865, o livro é um dos clássicos da ficção científica, antecipando conhecimentos e tecnologia nas áreas de astronomia, física, mecânica e química. A tradução para o português é de Vera Sílvia Camargo Guarnieri, com gravuras originais da primeira edição.


Erotismo de Back


A Topbooks está lançando Quermesse, a obra reunida de versos eróticos do cineasta e escritor Sylvio Back. O volume reúne os títulos O caderno erótico de Sylvio Back (1986), A vinha do desejo (1994), Boudoir (1999) e As mulheres gozam pelo ouvido (2007), além de 55 poemas inéditos.


Barbas de Pedro


Quando Lilia Moritz Schwarcz publicou As barbas do imperador, sobre dom Pedro II, mostrou que era possível juntar no mesmo estudo biografia, antropologia, política e história visual. O livro ganhou todos os prêmios de 1999, quando foi publicado. Agora, a autora desdobra ainda mais seu trabalho lançando uma versão em quadrinhos do livro, com ilustrações de Spacca. As barbas do imperador em quadrinhos é trabalho de alto nível, capaz de atrair o interesse dos jovens e divertir o mais erudito dos leitores. O lançamento é da Companhia das Letras.

MAIS SOBRE PENSAR