Orelha

por 15/02/2014 00:13
Agir/Reprodução
O escritor Antoine de Saint-Exupéry morreu antes da edição francesa de seu livro mais conhecido (foto: Agir/Reprodução)


Clássico aos 70


Um dos livros mais traduzidos do mundo, O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, ganha nova edição de luxo, em cores e com capa dura, comemorativa de sete décadas de lançamento. Com tradução do poeta Ferreira Gullar,  A bela história do pequeno príncipe, da Editora Agir, reúne vasto material inédito, como fotos, desenhos, esboços e aquarelas do autor, além de textos históricos, depoimentos e ensaios de interpretação da obra. Entre os textos que integram a nova edição estão o artigo “Nascido nos Estados Unidos – Pequena história editorial do Pequeno príncipe” – o livro saiu nos EUA em 1943 e só chegou à França em 1946, depois da morte do autor –, um capítulo inédito da obra e depoimentos de amigos do autor. O livro traz ainda um dossiê crítico, com ensaios de Delphine Lacroix (que analisa o simbolismo das personagens), de Virgil Tanase (sobre os temas do livro) e de Olivier Odaert (sobre o mito do pequeno príncipe). Fábula infantil, conto filosófico para adultos ou favorito das misses, O pequeno príncipe recebe merecido tratamento de clássico.

Rio e República

Com quase 1,5 mil páginas, a Editora FGV está lançando o Dicionário da política republicana do Rio de Janeiro. Composta de mais de 2 mil verbetes, oferece um panorama sobre a história política, econômica e cultural do estado e da cidade do Rio de Janeiro desde a Proclamação da República, em 1889, até os dias de hoje. O volume traz ainda fotos, charges e caricaturas.


Bergoglio nas telas

Lançado recentemente no Brasil pelas Edições Loyola, o livro A lista de Bergoglio, do jornalista italiano Nello Scavo, vai ganhar adaptação para o cinema, em filme que será dirigido por Liliana Cavani, com roteiro de Umberto Contarello. O livro-reportagem cobre o drama dos desaparecidos durante a ditadura argentina, por meio de relatos de dissidentes, sindicalistas, sacerdotes, estudantes e intelectuais. Scavo destaca a história de pessoas salvas pelo então sacerdote jesuíta Jorge Mario Bergoglio quando ele vivia em Buenos Aires.


Mais Cecília


Depois de muitos anos fora das livrarias, a obra de Cecília Meireles (1901-1964) vem sendo reeditada pela Global, que recentemente publicou edição comemorativa dos 60 anos de Romanceiro da Inconfidência. Dois novos títulos da escritora foram relançados esta semana, Doze noturnos da Holanda e O aeronauta, ambos de 1952. A apresentação é de Ivo Barroso.


Para o mundo

Bruna Vieira tinha 15 anos quando decidiu criar o blog www.depoisdosquinze.com. De lá para cá foram mais de 10 milhões de acesso e dois livros, que se tornaram best-sellers: Depois dos quinze (crônicas) e De volta aos quinze (romance). Agora, aos 20 anos, ela lança seu terceiro título, A menina que colecionava borboletas, pela Editora Gutenberg. Fenômeno no disputado campo da literatura adolescente, Bruna é mineira de Leopoldina e já estuda lançamento de seus livros no mercado internacional.


Geração Complemento

Lúcia Helena Monteiro Machado, a Duda, está lançando a segunda edição revista e aumentada de seu livro A filha da Paciência – Na época da Geração Complemento, que ganha novo capítulo e caderno de fotos. Homens e mulheres ligados ao cinema, à dança, ao teatro, à música e à literatura são personagens de um livro que recupera a memória de uma das gerações mais atuantes da cultura mineira.

Livros para ouvir

A trilogia Cinquenta tons de cinza, de E. L. James, foi o título de livro falado mais solicitado à Biblioteca Circulante da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Em levantamento feito pela instituição com leitores com deficiência visual, foram identificados os livros em áudio mais pedidos durante 2013. Os títulos que se seguem na lista são Um amor para recordar, Nicholas Sparks; Ágape, do padre Marcelo Rossi; A cabana, de William P. Young; Anjos e demônios, de Dan Brown; Nunca desista de seus sonhos, de Augusto Cury; A fantástica fábrica de chocolate, de Roald Dahl; …E eu venci assim mesmo, de Dorina de Gouvea Nowill; Ninguém é de ninguém, de Zibia de Gasparetto; e Refúgio, de Harlan Coben. Para utilizar o serviço de empréstimos da biblioteca é preciso preencher ficha de cadastro. O envio e devolução dos livros em áudio são feitos gratuitamente. Informações: (11) 5087-0991 e 5087-0990.

MAIS SOBRE PENSAR