Universo fantástico

Série de George O'Connor apresenta os heróis da mitologia clássica em versão para quadrinhos. Quatro dos 12 volumes são lançados no Brasil pela Editora Paz & Terra

por 25/01/2014 00:13
Paz & Terra/Reprodução
Paz & Terra/Reprodução (foto: Paz & Terra/Reprodução)
Valf

Quando criança, George O’Connor devorava todos os livros sobre mitologia que podia achar nas bibliotecas, principalmente sobre os mitos gregos e nórdicos. Sua paixão pelo assunto encontrava vasto material também no cinema, com as produções que davam vida aos deuses e heróis em filmes de aventura, como Jasão e os argonautas e Fúria de titãs. Fã de histórias em quadrinho, ganhou de seus pais uma revista do personagem Thor, na época escrita e desenhada por Walt Simonson, em uma de suas fases mais marcantes. O deus da mitologia nórdica aparecia como um super-herói e vivia suas aventuras entre ameaças dos vilões e criaturas do universo fantástico e dos bandidos e malfeitores do mundo terreno. E este choque entre as histórias em quadrinho e o imaginário mítico teve impacto fundamental em sua carreira.

Acaba de ser lançada pela Editora Paz & Terra a série de graphic novels Deuses do Olimpo. Nela, o autor aborda a mitologia grega usando como suporte a linguagem dos quadrinhos. O tratamento dado por O’Connor é eficaz, pois utiliza muito bem a estética dos comics de super-hérois para narrar as aventuras de seus personagens e sua relação direta com o universo dos mitos. Dividida em quatro volumes (o autor planeja um álbum para cada deus do Olimpo, num total de 12), acompanha as estórias dos deuses gregos e, de forma didática, discorre sobre o tema.

No primeiro volume, Zeus: o rei dos deuses, o autor nos apresenta o universo mitológico e, passo a passo, nos conta de que forma este universo teria se originado, desde o surgimento dos deuses primordiais, passando pelas batalhas contra Crono, até a vitória de Zeus e a construção de sua morada sobre o Monte Olimpo. De maneira sucinta, as primeiras páginas servem como uma apresentação da gênese do tema, com a introdução de seus personagens e do caráter simbólico da narrativa dos mitos. As histórias que envolvem cada uma das figuras principais, como as grandes batalhas e todo o entorno delas, passam então a ser narradas de forma ágil e muito bem resolvida pelo autor, mostrando seu domínio da linguagem sequencial.

Além da estória de Zeus, a série narra a vida de sua filha em Atená: a deusa de olhos cinza, em livro no qual, além da brava guerreira nascida de dentro da cabeça de Zeus, conhecemos outros importantes personagens mitológicos, como a Medusa, Perseu e Pégaso. Em Hera: a glória de uma deusa, a vida da rainha dos deuses é a base para mostrar as fantásticas aventuras do maior e mais famoso herói grego, Héracles (mais conhecido por Hércules – seu nome romano), e seus 12 trabalhos. O último volume é Hades: o senhor dos mortos. Nele, somos apresentados ao deus do submundo, ao funcionamento de seus domínios e conhecemos uma bonita explicação para os ciclos das estações.

Por se tratar de um assunto tão vasto e cheio de nuances, depois do término dos quadrinhos, um apêndice busca deixar mais claro o contexto das estórias contadas. Divididas em notas do autor, traz o processo de criação de cada exemplar e uma ficha sobre os protagonistas e vários dados relacionados a eles. Em uma ampla seção de notas, informações sobre personagens, lugares e estórias ajudam o leitor a entender o assunto e se aprofundar mais nele. O autor ainda propõe uma lista de tópicos para discussão e uma série de livros como sugestão de leitura. Para quem quiser ir adiante, O’Connor mantém um site e um blog (olympiansrule.blogspot.com), em inglês, nos quais se podem ver as últimas novidades sobre seu projeto e acompanhar a interessante descrição do processo de como é feita uma história em quadrinhos.

Com sua proposta, que pode ser descrita como didática e, na teoria, voltada para um público mais jovem, em nada decepciona outros leitores, fãs da nona arte e tampouco os amantes da mitologia. O quadrinista norte-americano consegue traduzir sua admiração pelo assunto em um interessante projeto e faz de sua obra uma bem cuidada porta de entrada para o belo e rico universo dos deuses, heróis, monstros e mitos.


Deuses do Olimpo
De George O’Connor
. Zeus: o rei dos deuses
. Atená: a deusa de olhos cinza
. Hera: a glória de uma deusa
. Hades: o senhor dos mortos
Editora Paz & Terra, 80 páginas,
cada, R$ 38

MAIS SOBRE PENSAR