Orelha

por 28/12/2013 00:13
AFP Files
AFP Files (foto: AFP Files)


Antes da psicanálise

Com a entrada da obra de Freud (1856-1939) no terreno do domínio público, novas edições brasileiras surgiram para substituir a problemática tradução da Standard Edition, lançada no Brasil pela Imago a partir da versão inglesa. Depois da Companhia das Letras, da L&PM e até mesmo da própria Imago, com novo tradutor, chega agora às livrarias o projeto da Editora Autêntica, de Belo Horizonte. Intitulada Obras incompletas de Sigmund Freud, a coleção traz novas traduções feitas diretamente do alemão, sempre perseguindo o rigor filológico, o cuidado estilístico e a precisão conceitual. Os dois primeiros volumes são Sobre a concepção das afasias: um estudo crítico, até então inédito no país (por ser considerado pré-psicanalítico) e As pulsões e seus destinos, em edição bilíngue. Os livros trazem ensaios que comentam a obra freudiana e os percalços da tradução. A coleção é coordenada por Gilson Iannini e Pedro Heliodoro.


Mistério de Cecília

No projeto de reedição das obras poéticas de Cecília Meireles, a Editora Global se prepara para lançar Solombra, último livro de poemas da escritora, publicado originalmente em 1963. A nova edição celebra os 50 anos da obra e reúne 28 poemas envoltos por uma silenciosa atmosfera de mistério. Entre os temas estão a sombra, o tempo, a memória e a solidão. Puro simbolismo.


Vida de sambista


A Editora Casa da Palavra anuncia o lançamento da biografia do sambista Wilson Baptista, autor dos clássicos Mundo de zinco e O bonde de São Januário. O livro Wilson Baptista – O samba foi sua glória!, de Rodrigo Alzuguir, revela fatos inéditos da vida do compositor, gravado por Francisco Alves, Aracy de Almeida, João Gilberto e Paulinho da Viola. Entre as passagens curiosas da trajetória do artista está a polêmica com Noel Rosa, que rendeu sambas memoráveis em torno da fama de boêmio dos sambistas.


Voto e sociologia


Não há democracia sem eleições. E por isso, no campo da política, é fundamental compreender como se dão os diferentes processos eleitorais. O livro Comportamento eleitoral e comunicação política na América, organizado por Helcimara Telles e Alejandro Moreno, estuda as particularidades, afinidades e diferenças entre o comportamento dos eleitores latino-americanos, europeus e norte-americanos. Além disso, os ensaios focalizam especialmente a questão da comunicação nos processos eleitorais, com destaque para o uso da internet e redes sociais, cobertura da imprensa e campanhas eleitorais. Uma reflexão bastante útil para 2014. O lançamento é da Editora UFMG.


Pepetela inédito

A Editora Leya lança no ano que vem romance inédito do escritor angolano Pepetela (foto), O tímido e as mulheres, que parte de um triângulo amoroso para fazer um retrato da sociedade angolana atual. A trama se passa na periferia de Luanda, habitada por mulheres fortes e homens fracos e dependentes. A obra do escritor vem sendo relançada no Brasil pela Leya, que este ano mandou paras as livrarias os romances Mayombe e A geração da utopia.


Mapa literário

A Editora Arte e Letra, de Curitiba, não tem medo de ser chamada de quixotesca. Na verdade, até se orgulha disso, como confessa no editorial do primeiro número da revista literária Mapa, que terá circulação bimestral. Com ensaios inéditos sobre livros e material traduzido da revista The York Review of Books e do jornal The New York Times, a publicação é gratuita e assume até mesmo as despesas de correio dos interessados. Os contatos devem ser feitos pelo endereço mapa@arteeletra.com.br. Apostando na força do papel, Mapa não terá edição eletrônica.


Viver bem

Conhecido como defensor do ócio criativo, o pensador italiano Domenico De Masi lança obra destinada a criar polêmica: O futuro chegou – Modelos de vida para uma sociedade desorientada. O ensaio defende que a qualidade de vida e a felicidade das populações influenciam o futuro do país. De Masi debruça-se sobre modelos socioeconômicos e religiosos já testados pela humanidade, com o objetivo de extrair o melhor de cada um deles.


Callado completo


A obra do escritor Antonio Callado (1917-1997, foto) ganha projeto de reedição integral pela José Olympio. Os relançamentos chegam às livrarias a partir de fevereiro, e contemplam os romances (entre eles Quarup e Concerto carioca), obras para teatro e reportagens. A editora quer lançar um volume por mês, até completar a série em sete tomos. Serão convidados especialistas na obra de Callado para escrever os prefácios, além de depoimentos de amigos do escritor.



MAIS SOBRE PENSAR