Orelha

por 21/12/2013 00:13
Universitat Giessen/Reprodução
Universitat Giessen/Reprodução (foto: Universitat Giessen/Reprodução)


Para fazer
a cabeça


A Editora Autêntica lança mais um volume das obras do filósofo Walter Benjamin, dentro da série dedicada ao pensador alemão, Filô Benjamin. Trata-se de dois conjuntos de textos, que são apresentados em edição única: Imagens de pensamento – Sobre o haxixe e outras drogas, com tradução feita diretamente do alemão por João Barrento. “Imagens de pensamento” traz um conjunto de textos que foram publicados em jornais e revistas alemães e suíços, que tratam de reflexões sobre cidades europeias, sobre o método de trabalho de Benjamin, além de análises sobre o momento que vivia a Europa. Já em “Sobre o haxixe e outras drogas”, Benjamin apresenta um meticuloso estudo, como um protocolo clínico, acerca de suas experiências com o uso de drogas psicoativas.


Mapa bíblico

A Sociedade Bíblica do Brasil está lançando nova edição da Enciclopédia bíblica ilustrada. A publicação reúne informações detalhadas sobre a Bíblia e análises dentro de seu contexto cultural e histórico. Organizada de forma didática, a obra reúne mais de 300 fotos, mapas, principais temas, personagens e curiosidades, além de cronologias e gráficos.


Versão brasileira



Depois de lançar dois livros de memórias no Brasil, A arte da política e A soma e o resto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (foto) está de volta com um terceiro título, O improvável presidente do Brasil (Civilização Brasileira). O volume é tradução do livro lançado nos Estados Unidos em 2006, que contou com a colaboração de Brian Winter e ganhou prefácio de Bill Clinton. Nele, FHC, além de recuperar passagens familiares e da infância, apresenta visão mais pessoal dos acontecimentos políticos do país nas últimas décadas.


Cozinha em verbetes

A receita é única: mais de 2 mil verbetes sobre o vocabulário da cozinha nacional. Arte da cozinha brasileira é obra feita a quatro mãos. A pesquisa realizada por Leonardo Arroyo nos anos 1960 foi completada por Rosa Belluzzo, que deu a forma final ao volume. Várias palavras foram pinçadas em dialetos indígenas e africanos e em documentos bibliográficos hoje raros, reunidas às palavras de matriz europeia. O leitor vai ficar conhecendo o sentido de termos como abunã, xequetê, piché e vigongo.


Profeta político

Zelota – A vida e a época de Jesus de Nazaré, de Reza Aslan, é uma das apostas da Editora Zahar para o Natal. O livro causou polêmica nos Estados Unidos e está entre os mais vendidos no Brasil. A tese do autor, defendida com fundamento histórico, é que Jesus de Nazaré foi um rebelde judeu carismático, nacionalista, que desafiou as autoridades romanas e a hierarquia religiosa judaica.


Inconfidência em versos

Chega às livrarias, pelo selo Global, a edição comemorativa dos 60 anos do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. O volume, além do texto integral, traz fortuna crítica com textos de Alfredo Bosi, Miguel Sanches Neto, Hélio Pólvora, Paulo Rónai, Darcy Damasceno, Walmir Ayala, Maria da Glória Bordini e Flávio Loureiro Chaves, além de caderno de fotos de Cecília Meireles pelas cidades coloniais mineiras. A organização da edição comemorativa é de André Seffrin e a apresentação de Alberto da Costa e Silva.


Sexo de menos

Grande sucesso editorial da Paralela, a série Crossfire, de Sylvia Day, tem cinco volumes previstos. Na espera dos dois últimos, ainda não publicados, a editora publica outro título da escritora especializada em romances de alto teor sexual. Não se deixe enganar. Amigo secreto, que reúne dois contos, está sendo lançado na tentativa de vender às pencas nas festinhas de fim de ano. O conto que dá título ao volume mostra a lista de desejos mais do que apimentados de dois colegas de um escritório de advocacia. O segundo, Sangue e rosas, tem um clima de policial. Pura balela, as duas histórias são mera desculpa para narrativas pobres em tudo. Até mesmo no sexo.


Sétima arte

Dando sequência aos Ensaios de crítica cinematográfica, Guido Bilharinho lança o volume O cinema de Buñuel, Kurosawa e Visconti (Revista Dimensão Edições, Uberaba), 14º título da série. O autor analisa praticamente toda a cinematografia dos três cineastas, inclusive os primeiros e poucos conhecidos filmes mexicanos de Buñuel e as produções inaugurais de Kurosawa. Informações: (34) 3312-1122.

MAIS SOBRE PENSAR