Orelha

por 07/12/2013 00:13
Alberto Escalda/EM/D. A Press
Alberto Escalda/EM/D. A Press (foto: Alberto Escalda/EM/D. A Press)
Sócrates, um brasileiro

Sócrates foi um jogador incomum no cenário do esporte brasileiro: médico, politizado e capaz de mobilizar as massas tanto para vibrar pelo seu time como para pedir eleições diretas. O livro Sócrates Brasileiro – Minha vida ao lado do maior torcedor do Brasil (Prumo), escrito pela mulher do jogador, a jornalista Kátia Baganarelli, com a colaboração de Regina Echeverria, se concentra nos últimos anos da vida do homem que foi capaz de levar a democracia ao mais autoritário dos meios. Na chamada Democracia Corintiana, todos votavam quando o assunto era futebol, do jogador reserva ao presidente do clube. Sócrates foi capitão de uma das melhores seleções brasileiras de todos os tempos, de 1982, e percebeu desde cedo que o futebol é capaz de unir o povo. O livro, além do relato de Kátia, reúne diálogos, cartas, histórias de viagens, anotações de diários e narração dos últimos encontros de Sócrates com seus amigos.


Ensaio e ficção


O escritor Marco Lucchesi está lançando o romance O bibliotecário do imperador (Biblioteca Azul), trama ambientada no século 19 e que tem como personagem central Ignácio Augusto Cesar Raposo, bibliotecário de dom Pedro II. Cheio de pistas literárias, o livro de Lucchesi mescla personalidades históricas com figuras fictícias, que entrega ao leitor um delicioso mapa do jogo de poder do Rio de Janeiro a partir da Proclamação da República. Um dos mais cultos intelectuais brasileiros, Lucchesi lançou este ano volume de ensaios sobre a obra máxima de Dante, Nove cartas sobre ‘A divina comédia’ – Navegações sobre a obra clássica de Dante (Leya), um convite erudito e sensível à leitura do clássico.


Iniciação à filosofia


Dois novos títulos da coleção Filosofias: o prazer de pensar, coordenada por Marilena Chauí e Juvenal Savian Filho, estão sendo lançados pela Editora Martins Fontes. Claudenir Roque Tossato assina o volume O conhecimento científico e Marcelo Carvalho é autor de Teoria da experiência. Os livrinhos são introdutórios e trazem pequena antologia e indicações de leitura. A série já lançou 40 volumes. Outros dois lançamentos também contemplam a área de introdução à filosofia: Pensar a filosofia, organizado por Eduardo Wolf para a série Fronteiras do Pensamento, da Editora Arquipélago; e Filosofia: temas e percursos, organizado por Vinicius de Figueiredo, da Berlendis & Vertecchia Editores.


Yourcenar e Mishima

Dois dos mais importantes romancistas do século 20, Marguerite Yourcenar, autora de Memórias de Adriano, e Yukio Mishima (foto), criador de Cores proibidas, se encontram no livro Mishima ou a visão do vazio (Estação Liberdade). O ensaio de Marguerite Yourcenar mostra uma impressionante capacidade de compreensão do universo oriental e, sobretudo, da personalidade de Mishima. A escritora faz de sua inteligência e talento literário os instrumentos que permitem aproximar da vida e obra do romancista japonês, principalmente nas motivações e significado político de seu suicídio ritual. Nem oriental nem ocidental: um livro humano.


Notas de aula

Um dos mais conhecidos nomes da filosofia francesa contemporânea, André Comte-Sponville, autor do Pequeno tratado das grandes virtudes e outros livros de sucesso junto ao público não especializado, chega às livrarias brasileiras com o volume O corpo. O livro, composto de aforismos, é resultado de notas de aula que o então jovem autor, há 30 anos, preparava para seus alunos. Entre os temas, a ética, o amor, a poesia, a arte, Deus, a religião, a vida social, a amizade, o materialismo e a morte. O estilo sempre gentil revela um pensador racionalista, que defende uma metafísica materialista e uma espiritualidade sem Deus.



Histórias do Rio

Dois livros sobre aspectos especiais da história do Rio de Janeiro acabam de chegar às livrarias. Histórias de conflitos no Rio de Janeiro colonial, de Nireu Cavalcanti (Editora Civilização Brasileira), acompanha a vida da cidade de 1500 a 1807, com crônicas históricas sobre temas que vão da administração pública à religião, com casos curiosos, entre eles o contrabando de camisinhas no começo do século 19. O outro título é Viajantes estrangeiros no Rio de Janeiro joanino, organizado por Jean Marcel Carvalho França (José Olympio), antologia de textos escritos por estrangeiros sobre o Brasil entre 1809 e 1818. Cada texto, todos bastante reveladores, vem precedido de introdução do organizador.


Canudos em HQ

O selo Nemo, especializado em quadrinhos, programou para o próximo ano vários álbuns nacionais, a começar por A luta contra Canudos, de Daniel Esteves, Jozz e Akira Sanoki. O livro retoma a história do povoado de Canudos e de sua destruição pelo Exército brasileiro, em fins do século 19, tema de Os sertões, de Euclides da Cunha. A edição dá o pontapé inicial na coleção História & Quadrinhos. Entre os títulos internacionais, a editora anuncia a série inédita de ficção científica Aâma, do quadrinista suíço Frederik Peeters.

MAIS SOBRE PENSAR