Orelha

por 30/11/2013 00:13
Intrínseca/Reprodução
Intrínseca/Reprodução (foto: Intrínseca/Reprodução)
Monte de coisas

Se você tivesse que selecionar os objetos que melhor representassem a história da humanidade, o que escolheria: obras de arte, símbolos religiosos ou artefatos tecnológicos? A história do mundo em 100 objetos nasceu da proposta de uma série de programas para a Rádio 4, da BBC de Londres, que foi ao ar em 2010. A ideia era apresentar, a partir do acervo do British Museum, uma narrativa que abarcasse toda a trajetória humana de diferentes culturas e continentes. Neil MacGregor, diretor do museu, aceitou o desafio e transformou sua lista em livro, que está sendo lançado pela Intrínseca. Entre os objetos selecionados e apresentados em ordem cronológica (cada um deles conta um capítulo decisivo da história da humanidade) estão a múmia de Hornedjtf, a estátua do deus maia do milho, a tabuleta do dilúvio, a coluna de Ashoka, o Buda de Grandhara, a cabeça de Ifé, a lhama de ouro inca, o cartaz centanário da Reforma, o cronômetro do HMS Beagle, um quadro de Hockney com um casal homossexual e um cartão de crédito emitido nos Emirados Árabes Unidos em 2009. Para cada objeto, a marca de uma conquista para a humanidade.

Direitos de autor

Os direitos autorais são tema de polêmica certa. Na verdade isso ocorre em razão da mudança da forma de circulação dos bens culturais, que deixaram de ser apenas objetos muito bem definidos, como livros e discos. Hoje, com a internet, a cultura circula de forma virtual e difusa e a noção de direitos de autor também mudou. Uma das contribuições nesse campo é o Creative Commons, um novo modelo de licenciamento. O livro O que é Creative Commons, de Sérgio Branco e Walter Brito, debate o tema de forma direta e atualizada. O volume faz parte da série FGV de Bolso, da Editora da Fundação Getúlio Vargas.



Arquivos do Poetinha

A Editora Bem-Te-Vi também integra as homenagens ao centenário do poeta Vinicius de Moraes (foto) e está relançando o Arquivinho Vinicius, com apresentação de Lélia Coelho Frota. Trata-se de um conjunto de livretos, fotos, documentos, CD, bilhetes, textos avulsos, bibliografia, cronologia e fac-símiles relacionados à vida e obra do poeta, reunido numa pasta. O destaque fica para um caderno com 14 poemas, sendo 13 inéditos, escritos na adolescência do poeta, em reprodução com a caligrafia original de Vinicius.


Literatura em família


A família Emediato chega em dose tripla às livrarias. Luiz Fernando Emediato, que estreou na literatura aos 19 anos e parou de escrever aos 30, volta aos 60 a publicar e relança o romance político Não passarás o Jordão, de 1977. Sua filha Fernanda Emediato, que escreveu o primeiro livro aos 9 anos, A menina perdida, só agora, aos 30, decide lançá-lo, enquanto seu irmão, Antonio Anselmo Emediato, estreia nas letras aos 8 com Minha família. Os lançamentos são da
Geração Editorial.

Clássicos da sociologia

A Editora Penguin Companhia está lançando o volume Sociologia – Essencial, com organização e notas de André Botelho, que analisa o universo dinâmico dos clássicos da ciência social no prefácio. Foram selecionados textos de Karl Marx (entre eles o Manifesto do Partido Comunista), Émile Durkheim, Georg Simmel (nem sempre presente em antologias do pensamento sociológico) e Max Weber (com destaque para os ensaios “Política como vocação” e “Ciência como vocação”). Instrumento de trabalho.


Além de Tintim


O belga Hergé (1907-1983), que morreu há 30 anos, ficou conhecido como criador de um dos mais conhecidos personagens da história dos quadrinhos, o intrépido repórter Tintim. Chega agora ao Brasil o primeiro álbum das obras completas da saga da dupla Quick e Flupke, lançada originalmente pelo artista em 1930. As diabruras de Quick e Flupke abre a série, que terá 11 volumes. O próximo será lançado pela Globo Livros, no ano que vem.


Lançamentos

Moral das horas é o título do livro de poemas que o jornalista Antônio Siúves lança hoje, das 10h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Praça da Liberdade, 21.

• • •

Naider Alves de Freitas lança o livro Lampejos, hoje, às 11h30, na Livraria Scriptum, Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi.

• • •

Os jornalistas Mozahir Salomão Bruck e Kátia Castro lançam hoje Radiojornalismo: retórica e vinculação social (Editora Intermeios). A partir das 11h, na Livraria Quixote, na Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi.

• • •

A escritora e professora de literatura Conceição Evaristo autografa hoje a segunda edição do romance Becos da memória, das 12h às 18h, no Estético Convívio Cas’a’escrever, Avenida Brasil, 75, loja 75, Santa Efigênia.

MAIS SOBRE PENSAR