Orelha

por 16/11/2013 00:13
Acervo pessoal
Acervo pessoal (foto: Acervo pessoal)
Fradim está vivo

Lançado em forma de revista em 1971, Fradim chegou ao número 31 e foi um dos maiores sucessos de Henfil. Para recuperar parte da memória do artista, seu filho, Ivan Cosenza de Souza, está relançando toda a série, em projeto do Instituto Henfil e da ONG Henfil – Educação e Sustentabilidade. Para apresentar a coleção, Ivan produziu um número zero especial, que traz informações sobre o personagem, sua trajetória e repercussão. A edição comemorativa passa em revista, número a número, toda a saga do Fradim, comentando os temas mais presentes e os personagens que iam surgindo a cada nova edição. Como chama a atenção Ivan Cosenza, o que mais surpreende em Henfil é a capacidade de, mesmo falando sobre problemas políticos de seu tempo, sempre soar atual, mesmo décadas depois da criação.


Pergunta que não cala

Um dos maiores mistérios da história norte-americana ganha um alentado estudo, com mais de 700 páginas: Anatomia de um assassinato – A história secreta da morte de JFK, de Philip Shenon, que chega em breve às livrarias pela Companhia das Letras. As conclusões supostamente definitivas sobre o atentado foram registradas no relatório da Comissão Warren, designada pelo presidente Lyndon Johnson para conduzir as investigações. O livro de Shenon contesta várias conclusões do relatório e traz várias revelações sobre personagens como Lee Oswald, Bobby Kennedy, Jackie Kennedy, Lyndon Johnson, J. Edgar Hoover, além de espiões da CIA e do FBI. Às vezes a realidade é mais fantástica que muito romance policial.


Novo selo

Passaporte é nome do novo selo mineiro de quadrinhos, que será lançado hoje, às 22h, no CCCP, Rua Levindo Lopes, 358, Savassi. A editora dos quadrinistas Jão e Bruno Pirata tem como projeto abrir espaço para experimentações gráficas e narrativas. Para marcar o lançamento os artistas estão preparando uma performance em que realizam desenhos ao vivo, que são projetados num telão ao ritmo de show da banda Tempo Plástico. Serão lançadas as publicações Páginas marcadas (foto), de Jão; Cidade Terra, de Bruno Pirata; e Lagosta!, de Daniel Og.


Educar o educador

Os sociólogos Euclides Guimarães Neto, José Luis Braga Guimarães e Marcos Arcanjo de Assis estão lançando o livro Educar pela sociologia: contribuições para formação do cidadão, pela RHJ Editora. Destinado a professores de filosofia e sociologia do ensino médio, o livro parte do conceito de imaginação sociológica e busca desenvolver sua aplicação para compreensão dos temas da contemporaneidade. Entre os temas abordados pelos autores, sempre em diálogo com os educadores, estão a cidadania e cultura brasileira, as novas tecnologias, o comportamento da juventude e a sociologia na sala de aula.


Contos de Wilde

A Editora Landmark, especializada em lançamentos bilíngues, manda para as livrarias Contos completos de Oscar Wilde, com tradução de Luciana Salgado. O volume reúne as histórias de O príncipe feliz e outros contos, O retrado do sr. W. H., O crime de lorde Arthur Savile e outras histórias e A casa das romãs.


Bento e Francisco

O jornalista Luiz Paulo Horta, que morreu em agosto, foi um dos mais atentos observadores brasileiros da Igreja Católica. Em série de artigos publicados a partir de fevereiro, ele analisa as grandes mudanças da instituição, a partir da renúncia de Bento XVI e da eleição de Francisco. O volume De Bento a Francisco – Uma revolução na Igreja  (Zahar) reúne os últimos textos de Luiz Paulo Horta, sendo que o texto que fecha a coletânea foi escrito na véspera da morte do jornalista.


Poesia e jornal

Diário da Tarde, de Paulo Mendes Campos (foto), ganha edição especial do Instituto Moreira Salles. O livro teve uma única edição, lançada em 1981 pela Civilização Brasileira/ Massao Ohno. A nova edição é limitada a 2,5 mil exemplares e tem caráter comemorativo. Os artigos, crônicas, colunas são publicados no formato de jornal tabloide, com projeto gráfico de Daniel Trench e ilustrações de Veridiana Scarpelli. O escritor inclui em seu jornal pessoal – feito em 20 edições com oito seções fixas – textos que vão do futebol ao melhor da literatura brasileira e universal, além de selecionar frases curtas, poemas e aforismos.


Lançamentos

. O livro Jim Morrison, o poeta-xamã, de Marcel de Lima Santos, da Editora UFMG, será lançado segunda-feira, na Faculdade de Letras da UFMG, no câmpus Pampulha. Estão programadas mesas-redondas às 9h e às 19h, no auditório 2003 da Fale. Informações: (31) 3409-4650.

. Também na segunda-feira, às 19h30, a escritora Betty Milan lança em Belo Horizonte o livro Carta ao filho – Ninguém ensina a ser mãe, no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei, Rua Mato Grosso, 1.100, Santo Agostinho. A promoção é do Sempre um Papo.

. Paulo Scott conversa com o público e lança o romance Ithaca Road, segunda-feira, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1.537, Centro.

MAIS SOBRE PENSAR