Orelha

por 09/11/2013 00:13
UFRJ/Divulgação
UFRJ/Divulgação (foto: UFRJ/Divulgação)
Filosofia viva
O filósofo húngaro István Mészáros, de 83 anos, um dos mais importantes pensadores da atualidade, vem ao Brasil este mês para participar do lançamento de três livros sobre Lukács, incluindo um de sua autoria. Ele tem programação em São Paulo, Marília e Goiânia e, no dia 26, estará em Belo Horizonte, onde participa de seminário na UFMG. Os lançamentos são O conceito de dialética em Lukács, do próprio Mészáros; o segundo volume de Para uma ontologia do ser social II, de Lukács, em volume com cerca de 800 páginas, e György Lukács e a emancipação humana, coletânea organizada por Marcos Del Roio, que aborda a contribuição do filósofo para o marxismo no Brasil e em vários outros países, com ensaios dos principais especialistas lukacsianos brasileiros e internacionais, entre eles José Paulo Netto, Antonino Infranca, Nicolas Tertulian, Miguel Vedda e Ester Vaisman. Todos os livros chegam ao Brasil pela Boitempo.


Reviver
Com o objetivo de resgatar obras literárias de autores que em época passadas estiveram em evidência, mas hoje caíram no esquecimento, a Editora Com-Arte, em parceria com a Edusp acaba de lançar dois livros da série Reserva literária: os romances Mau-olhado, de Veiga de Miranda, publicado em 1919, e Marta, de Medeiros de Albuquerque, de 1920. O livro que inaugurou a série, há dois anos, foi Contos cariocas, de Artur Azevedo. Informações pelo e-mail: edusp@usp.br



Crime e castigo
Morto recentemente, o escritor americano Elmore Leonard (foto), mestre das narrativas policiais e livros de western, ganha lançamento de mais um livro no Brasil, a novela Raylan, aventura com o investigador da série de televisão Justified. Na trama, os irmãos Crowe estão diversificando seus negócios, passando de tráfico de drogas para tráfico de órgãos humanos. Bem duro, como Elmore.



À esquerda
A Boitempo está lançando o número 21 da revista Margem esquerda. A edição homenageia Carlos Nelson Coutinho, intelectual brasileiro que morreu há um ano. Em entrevista ao filósofo argentino Nestor Kohán, concedida em 1999, Carlito, como era tratado pelos amigos, traça um paralelo entre a concepção política de Antonio Gramsci e a concepção filosófica do Lukács maduro, comentando a correspondência que ele e Leandro Konder mantiveram com o filósofo húngaro.



Biografias no Ceará
De 14 a 17 deste mês Fortaleza vai sediar o I Festival Internacional de Biografias, que tem o objetivo de constituir uma esfera de debates em torno da arte biográfica literária e audiovisual. O evento foi pensado há três anos, mas chega em meio à polêmica que vem mobilizando o país nas últimas semanas. O tema do festival será “Histórias de vida” e a programação prevê debates, exibição de filmes, shows e oficinas. Os principais biógrafos brasileiros já confirmaram presença. A curadoria é do jornalista Mário Magalhães, ganhador do Jabuti de Melhor biografia do ano, com Marighella – o guerrilheiro que incendiou o mundo.


Memória
A Editora Global está republicando a obra do escritor paulista Orígenes Lessa (1903-1986), que ficou conhecido pelo romance O feijão e o sonho, que foi adaptado para a televisão. Acabam de ser publicados dois livros do escritor, João Simões continua, considerado o romance mais machadiano do autor, e Rua do Sol, livro sobre a infância do escritor.


Bem e mal
A editora Unesp lança ainda este mês duas obras inéditas no Brasil, ambas sobre temas ligados à ética. Em A soberania do bem, a irlandesa Iris Murdoch (1919-1999), discute o que se deve entender como bem e comportamentos éticos e não éticos, fustigando duramente o individualismo exacerbado presente na ética contemporânea. Já Doce violência – A ideia do trágico, de Terry Eagleton, propõe leitura política da ideia do trágico e de sua vocação em iluminar a aflição e o desespero do homem contemporâneo na era do capitalismo tardio.


Mergulho na história
A vila de Santo Antônio de Sá e o Convento de São Boaventura – Arqueologia, memória e patrimônio é o título do novo livro de Maria Beltrão, que faz uma viagem arqueológica pelo Brasil colonial. O lançamento é da Editora Casa da Palavra. Maria Beltrão é doutora e arqueologia e geologia, autora de mais de 400 artigos em livros e revistas especializadas e do estudo O Alto Sertão – Anotações, lançado em 2010. Ela é viúva do ex-ministro Hélio Beltrão e mãe da apresentadora de TV Maria Beltrão, da Globonews.


Lançamento
A escritora Ana Elisa Ribeiro está com novo livro de poesia, Anzol de pescar infernos, Editora Patuá, que ela lança hoje, a partir das 11h, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). O escritor paulista Joca Reiners Terron fez a apresentação.

MAIS SOBRE PENSAR