Orelha

por 26/10/2013 00:13
Carl Court/AFP
Carl Court/AFP (foto: Carl Court/AFP)


Novembro é mês de cuco

Sai o bruxo e entra o detetive Cormoran Strike. Depois de se tornar uma das maiores vendedoras de livros de todos os tempos com a série dedicada a Harry Potter, J. K. Rowling vem tentando se firmar como escritora em outros segmentos. Depois do contemporâneo Morte súbita, que agradou à crítica e aos leitores mais maduros, a escritora resolveu tentar outro truque literário. Sob o pseudônimo de Roberto Galbraith, ela lançou o policial O chamado do cuco, que teve alguma repercussão e, depois de revelada a autoria, se tornou best-seller internacional. A tradução do romance sai mês que vem no Brasil, pela Rocco, selo responsável pela obra de Rowling no país. O chamado do cuco ganhará edição simultânea em capa dura, brochura e e-book, para atender diferentes públicos.


Leitura crítica

O sociólogo Gabriel Cohn é o autor que inspira o novo volume da série leituras críticas da Editora UFMG. Organizado pelo professor Leonardo Avritzer, Leituras críticas sobre Gabriel Cohn traz textos que analisam a contribuição de Cohn, um dos introdutores da obra de Weber no Brasil e pioneiro no debate sobre a indústria cultural.

A compreensão do Brasil pela via da teoria crítica tem sido uma das grandes preocupações da sua obra, discutida no livro por José Maurício Domingues, Juarez Guimarães, Cícero Araújo e Leonardo Avritzer. A série já contemplou as ideias de Maria da Conceição Tavares e Leonardo Boff, entre outros.


Dois deuses

A série A Bíblia, exibida na TV a cabo pelo History Channel, inspira o livro A Bíblia: a história de Deus e todos nós, de Roma Downey e Mark Burnett, pela Editora Sextante. O programa, com 10 horas de duração, está sendo exibido na TV aberta pela Record. O livro não reproduz exatamente o roteiro da série, sendo na verdade uma adaptação literária narrativa.


Poema erótico

Com tradução de Alípio Correia de França Neto, o poema "Vênus e Adônis", de William Shakespeare, de 1593, ganha nova edição no Brasil, pela Leya. Com temática erótica, a obra narra a tentativa de sedução amorosa exercida pela deusa Vênus, que procura por todos os meios, principalmente pela convicção retórica, possuir carnalmente (ou fazer-se possuir) pelo belo jovem Adônis. Uma curiosidade histórica: com inúmeras edições em período relativamente curto, o livro ajudou o bardo a sair da crise financeira que assolava o teatro britânico com a peste bubônica.


Além da divergência



A mistura de comunista com Lusíadas deu origem ao neologismo comuníadas. E é daí que vem o nome do livro que está sendo lançado pela Casa da Palavra, Os comuníadas estão chegando!. A história é boa: um grupo de intelectuais brasileiros, ligados à esquerda e à arte, se reúne há quase 10 anos na casa de Zelito Viana (foto) para debater ideias e curtir a amizade de muitas décadas, sem espaço para disputas ideológicas. O livro registra alguns desses encontros com Ferreira Gullar, Leandro Konder, Walter Carvalho, Milton Temer e Sérgio Cabral. O resultado é um álbum com poemas, reflexões, fotos, colagens e ilustrações.


Loucura e história

A Coleção Estudos Foucaultianos, da Autêntica Editora, lança dois novos volumes: Inclusão e biopolítica, organizado por Henn Fabris e Rejane Ramos Klein; e O mesmo e o outro – 50 anos de ‘História da loucura’, coletânea de ensaios organizada por Salma Tannus Muchail, Márcio Alves da Fonseca e Alfredo Veiga-Neto. Dedicada ao filósofo francês Michel Foucault, a série já conta com 12 títulos.


Jovens britânicos

A revista Granta Brasil, depois de dedicar um número especial aos jovens escritores brasileiros, lança agora a 11ª edição no país com os melhores jovens escritores britânicos. É uma tradição da revista apostar em novos nomes – e muitas vezes acertar. Ian McEwan, Julian Barnes e Will Self já fizeram parte de outras edições dedicadas aos novos autores. Entre os atuais selecionados estão 12 mulheres e oito homens, muitos deles não nascidos na Inglaterra, mas que escrevem e publicam no país. Anote alguns nomes e confira em breve: Tahmim Anam, Sarah Hall, Helen Oyeyemi e Adam Thirlwell.


Pensar a crise


A mais lúcida mente da esquerda norte-americana, Noam Chomsky (foto) está com livro novo. Em Sistemas de poder (Editora Apicuri) estão reunidas conversas de Chomsky com David Barsamian, tratando de temas relacionados às revoltas de democráticas globais e aos desafios do império americano. Entre outros assuntos explorados nas entrevistas estão o futuro da democracia no contexto árabe, a crise econômica europeia e a ascensão dos novos movimentos sociais. As entrevistas foram feitas entre 2010 e 2012.


MAIS SOBRE PENSAR