Orelha

por 28/09/2013 00:13
O Estado do Paraná - 26/6/68
O Estado do Paraná - 26/6/68 (foto: O Estado do Paraná - 26/6/68)

Erotismo de Trevisan


Considerado em recente enquete promovida pelo Estado de Minas o mais importante escritor brasileiro em atividade, Dalton Trevisan, de 88 anos, lança o livro Novos contos eróticos. A antologia destaca as principais obsessões do escritor, um homem reservado, mas que abre ao mundo os desejos mais cruéis e escondidos. Suas narrativas, sempre em estilo enxuto, fluindo numa sintaxe pessoal, que por vezes se desmancha em poesia, e que mesclam personagens conhecidos com pessoas comuns. Dalton retoma alguns mitos curitibanos típicos de sua fauna humana: anões, ninfetas, machões, padrastos, normalistas. Como em seus livros mais recentes, o volume não tem textos de apresentação, orelhas, prefácio ou qualquer outra informação além da própria narrativa. Um erotismo feito mais de dor que de prazer.


Diálogo intenso

Clarice Lispector e Friedrich Nietzsche – Um caso de amor fati, de Claudio Dias G. (Biblioteca Tempo Universitário), propõe um diálogo entre a romancista e o filósofo, apesar dos distintos contextos históricos e das trajetórias únicas e inconfundíveis. Para o autor, o que permite unir Clarice e Nietzsche é a radicalidade na busca do sentido da existência, em meio à dor que não exclui a possibilidade de alegria. Nietzsche se dirige aos “espíritos livres”, Clarice às pessoas de “alma formada”.


Sobre arte

Uma aula sobre a beleza. É o que propõe o livro Universos da arte, de Fayga Ostrower (1920-2001, foto), lançamento da Editora Unicamp. Com mais de 300 ilustrações e 118 esquemas, a professora e artista plástica deixa um legado de explicações histórias e estéticas sobre a arte ocidental, da Pré-História aos dias de hoje. Um reencontro com a sabedoria de Fayga, uma das raras criadoras capazes de traduzir em palavras os mistérios das artes visuais.


Questão social

Dossiê Niklas Luhmann, organizado por Roberto Dutra e João Paulo Bachur, reúne textos sobre e de autoria do sociólogo Niklas Luhmann, criador de ambiciosa teoria dos sistemas sociais e da sociedade. Os ensaios dedicam-se ao confronto desses textos com o problema da desigualdade e de sua reprodução e acumulação em diversos sistemas sociais, com contribuições brasileiras e germânicas. Os autores partem do trabalho teórico do sociólogo alemão para compreender as contradições da sociedade contemporânea.


Serviços secretos

Como todos sabem, o mundo – e o Brasil – está cercado de espiões por todos os lados. Nesse cenário, uma leitura útil é o livro Guerra nas sombras, de André Luís Woloszyn, especializado em terrorismo e assuntos estratégicos, que acaba de ser lançado pela Editora Contexto. O livro mergulha nos bastidores dos serviços secretos internacionais, chegando ao WikiLeaks e à NSA. No fim do estudo, uma avaliação preocupante do poder da tecnologia para espionar e fazer a guerra. Da ciberespionagem aos ciberataques.


Orquestra animal

O mundo canta. Um dos principais especialistas em sons naturais, Bernie Krause é conhecido por registrar e preservar as paisagens sonoras selvagens. Em seu livro A grande orquestra da natureza – Descobrindo as origens da música no mundo selvagem, lançado pela Zahar, ele vai dos gorilas-das-montanhas da África às onças da Amazônia, em busca da harmonia que emana das florestas. Uma forma poética e científica de defender a natureza. Um livro capaz de mudar a relação dos homens com o meio ambiente.


Psicanálise em jornada

A Aleph Escola de Psicanálise realizará dias 4 e 5 de outubro sua 18ª jornada de trabalho. Com o tema ‘‘Fantasma e desejo’’, serão tratadas elaborações de Freud e Lacan para pensar a clínica e o mundo contemporâneo, em suas formas de segregação, exclusão e violência. Entre os convidados estão o historiador Jacques le Brun e a psicanalista Annie Tardits, que se apresentam em videoconfêrencia legendada e conduzida, em Paris, por Lélia Dias. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3281-9605 ou no local do evento, na Associação Médica de Minas Gerais, Av. João Pinheiro, 161. Centro.


Lançamentos

•  O sujeito da psicanálise – Interlocuções de Jacques Lacan com Descartes, de Marcelo Fonseca Gomes de Souza, será lançado hoje, às 10h, na
Livraria Quixote, Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi.

•  Hoje, às 19h, a professora Maria Coeli Simões Pires lança o livro Memória e arte do queijo do Serro, no Museu de Artes e Ofício, na Praça da Estação.

•  Sérgio Aspahan e Márcio Godinho lançam Mochileiros nos anos de chumbo – Diário de viagem de dois estudantes de jornalismo no Brasil da ditadura militar, segunda-feira, às 19h30, na Livraria Leitura do Pátio Savassi.

MAIS SOBRE PENSAR