Estilista e designer Martielo Toledo lança o 1º volume da trilogia de ficção científica em quadrinhos

O primeiro volume da trilogia Sci-fi Punk Projects (Editora Devir), de Martielo Toledo, vai ser lançado hoje, das 15h às 17h, no Café com Letras, em BH

por Walter Sebastião 31/08/2013 00:13
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Martielo Toledo levou para a HQ sua concepção estética, com ousadia narrativa e visual (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Em 2004, o designer e estilista mineiro Martielo Toledo fez exposição na Casa do Baile, cujo tema eram histórias em quadrinhos e heróis de ficção científica. Não só inventou personagens, como mostrou alguns adereços deles. Um ano mais tarde, em outra mostra, no Japão, apresentou figurino completo de cinco heróis e camisetas que traziam imagens que eram o núcleo de uma história. Um editor brasileiro, durante Festival Internacional de Quadrinhos, viu as ilustrações feitas por Cristiano Bolson no portfólio do desenhista e se interessou pelo projeto. E deu um ano para Martielo Toledo desenvolver uma graphic novel.

O primeiro volume da trilogia Sci-fi Punk Projects (Editora Devir), de Martielo Toledo, vai ser lançado hoje, das 15h às 17h, no Café com Letras, em BH. Traz história passada em futuro próximo, sobre vírus alienígenas que transformam humanos em hospedeiros de força maléfica. Um quinteto de cientistas, liderado por El Rostro de Sydonia, embaixador da ONU e bioastrônomo, é convocado para enfrentar a ameaça. Na revista está o perfil e um pouco da vida de cada um dos personagens e a primeira missão: ir até a Serra do Roncador, no Mato Grosso, para encontrar portal que será ponto de partida para a aventura.

“Fiz ficção científica retrô-futurista com pegada brasileira”, explica Martielo Toledo, contando que esse aspecto foi um dos motivos de interesse dos editores. Visualmente, a publicação evoca fanzines punks. E tem design arrojado: de um lado traz a trama e, de trás para a frente, mostra toda a documentação que deu origem à aventura. Desde o início, o projeto foi desenvolvido em formato de trilogia, já que, observa Martielo, é história extensa e num volume só iria ficar “um calhamaço”. Na edição houve o cuidado de não fazer publicação cansativa visualmente e em instigar o leitor a conhecer o restante da série.

“Busquei oferecer ao leitor a mesma sensação de descoberta de universo desconhecido, de mundos paralelos, que têm os heróis da história”, acrescenta Martielo Toledo. Conta que, ao longo da narrativa, há várias chaves que vão levar o espectador a buscar mais informações sobre os temas tratados. Está na história mito pouco conhecido no Brasil, mas cultivado por místicos de outros países: uma informação da teóloga russa Helena Blavatsky (1831-1891) de que na Serra do Roncador existe portal que dá acesso a cidade dos atlantes.

Martielo Toledo tem 45 anos, nasceu Itapecerica, vive e trabalha em Belo Horizonte. É criador respeitado nacionalmente no mundo da moda. Em 2001, lançou coleção em Londres. É o próprio designer que aponta como referências para suas criações a cultura pop (incluindo as histórias em quadrinhos), o desconstrutivismo e a bioastronomia. Cultiva ainda arrojo de concepção, imagens de impacto e ironia estética e conceitual. A partir destes elementos, faz singular recriação da cultura de rua.

Sci-fi Punk Projects

l De Martielo Toledo. Lançamento hoje, das 15h às 18h, no Café com Letras, Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi, (31) 3225-9973. O volume será vendido a R$ 58.

MAIS SOBRE PENSAR