Fantasmagoriana & outros contos sombrios é o novo álbum de histórias em quadrinhos de Wellington Srbek

Srbek explica que se o quadrinhos brasileiros têm forte marca do humor, também é tradição a produção nacional de histórias de terror

por Estado de Minas 31/08/2013 00:13
Fantasmagoriana & outros contos sombrios é o nome do mais novo álbum de histórias em quadrinhos do escritor Wellington Srbek. No volume estão três histórias de terror: A companhia das sombras, Admirável mundo novo e Uma noite no fim do mundo. Todas com desenho de parceiro ilustre: Flávio Colin (1930-2002), um artista clássico do gibi brasileiro. Trabalhos publicados entre 2000 e 2002, quando Srbek – hoje um respeitado editor da Nemo – era independente e, por conta própria, bancava projetos editoriais.

“Terror brincando com a morte permite falar e discutir a existência humana”, afirma Wellington Srbek. “Minhas histórias são mais reflexões filosóficas, não ficam dando susto no leitor”, acrescenta. Duas narrativas têm como cenário cidades do período barroco. O escritor conta que as histórias evocam revistas que ele curtia na juventude, vindo delas, inclusive, a admiração por Flávio Colin.

Srbek explica que se o quadrinhos brasileiros têm forte marca do humor, também é tradição a produção nacional de histórias de terror. Nos anos 1960, algumas publicações dedicadas ao gênero estavam entre as mais populares.

O escritor mantém a admiração pelo parceiro, com o qual assinou a premiada edição de Estórias gerais. “Foi artista com personalidade autoral no traço”, destaca. Elogia ainda a intensidade e força das imagens do paulista. Os desenhos de Uma noite no fim do mundo foram os últimos trabalhos do artista gráfico. (WS)

Fantasmagoriana & outros contos sombrios

. Roteiro de Wellington Srbek e desenhos de Flávio Colin
. Editora Nemo, 48 páginas, R$ 28

MAIS SOBRE PENSAR