Orelha

por 24/08/2013 00:13
Lisa Graham/Divulgação
Lisa Graham/Divulgação (foto: Lisa Graham/Divulgação)


Vida e poesia

No embalo do sucesso do filme Flores raras, de Bruno Barreto, chegam às livrarias dois livros relacionados à poetisa americana Elizabeth Bishop. A Autêntica lança o inédito Conversas com Elizabeth Bishop, organizado por George Monteiro, reunião de 24 matérias veiculadas na imprensa internacional e brasileira sobre a escritora. A Rocco lança nova edição da biografia Flores raras e banalíssimas – A história de Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop, de Carmen L. Oliveira, que deu origem ao roteiro do longa-metragem.

Morcegos de volta

O livro Morcegos negros, de Lucas Figueiredo, que dissecou o intrincado esquema de corrupção montado por PC Farias no governo Collor de Mello, está de volta às livrarias. Na nova edição, o autor aborda a volta de Collor à política como aliado do PT, a impunidade que protege corruptos e corruptores, e os atuais esquemas de desvio de dinheiro público vigentes em Brasília. Inclui ainda informações sobre o destino da fortuna do esquema e mostra por que os assassinos de Paulo César conseguiram escapar da Justiça.

Tempo e filosofia

Dentro do projeto de relançar as obras do filósofo paraense Benedito Nunes (1929-2011), a Loyola acaba de publicar O tempo na narrativa, estudo denso inspirado no pensador búlgaro Todorov. O autor parte da pluralidade literária para estudar as noções de ordem, duração e direção, analisando três planos temporais da literatura: a história, o discurso e a narração.

Estética de Mário

O grão perfumado: Mário de Andrade e a arte do inacabado, de Paulo Sérgio Malheiros dos Santos, é o mais recente lançamento da Editora PUC Minas. O ensaio promove leitura da produção de Mário de Andrade, partindo de textos ligados à sua atividade de professor de música e estética.

Épico em quadrinhos

Mais um grande nome do HQ tem estreia tardia no Brasil: François Bourgeon. Em edição de luxo, em cores e com capa dura, a Nemo está colocando nas livrarias o volume Os companheiros do crepúsculo. Depois de 30 anos da publicação do original na França, o leitor brasileiro vai ter a oportunidade de conhecer a trilogia épica que se passa na Idade Média, durante a Guerra dos Cem Anos.

Mucuri e Jequitinhonha

A Editora UFMG está lançando Estradas da vida – Terra e trabalho nas fronteiras agrícolas do Jequitinhonha e Mucuri, de Eduardo Magalhães Ribeiro. O livro que analisa a história do trabalho e da terra nos vales dos rios do Nordeste de Minas Gerais, entre o começo do século 19 e meados do 20. Nesse período, os recursos da mata atlântica nortearam a trajetória de índios, aventureiros, camponeses, deserdados, agregados e fazendeiros, que deixaram para trás terras perdidas e seguiram a estrada da fronteira agrícola em busca de riqueza e liberdade.

Lançamentos

A corrupção da opinião pública: uma defesa republicana da liberdade de expressão, de Juarez Guimarães e Ana Paola Amorim, será lançado hoje, das 10h30 às 15h, na Livaria Scriptum, Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi. O livro se inscreve no efervescente campo de disputa de sentidos sobre as manifestações que tomaram as ruas brasileiras.

***

Ana Paula Repolês Torres lança hoje na Livraria Ouvidor Savassi, Rua Fernandes Tourinho, 253, das 10h às 14h, o livro Direito e política em Hannah Arendt. A autora defende que, mesmo com a tendência nas sociedades liberais em substituir a política pelo direito, a lição da pensadora alemã é que direito e política existem sempre em tensão e não podem ser separados.

***

Sérgio Alcides lança o livro de poemas Pier e conversa com o público sobre literatura brasileira contemporânea. Segunda-feira, às 19h30, na Sala João Ceschiatti do Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, dentro da série Nova Literatura Brasileira. Entrada franca.

***

Na quarta-feira, quem chega a BH para lançamento é o escritor português Gonçalo Tavares, que autografa Canções mexicanas. Às 20h, no auditório da Cemig, Avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho.

MAIS SOBRE PENSAR