Orelha

por 17/08/2013 00:13
Pierre-Philippe Marcou/AFP
Pierre-Philippe Marcou/AFP (foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)
Primeiros romances

A Editora Companhia das Letras, responsável pela edição das obras de José Saramago no Brasil, finalmente lança os romances que revelaram ao mundo o escritor português, Levantado do chão (1980) e Memorial do convento (1982), que vinham sendo publicados por outras editoras. Com os dois livros, a obra completa de Saramago está agora reunida em único selo no Brasil, mas seguindo, conforme o desejo do escritor, a grafia e sintaxe lusitana. Levantado do chão, livro no qual Saramago consolida seu estilo narrativo e uso de pontuação própria, acompanha a luta de um povo que tenta superar as desigualdades e a opressão no Alentejo. Memorial do Convento, seu romance mais conhecido, recupera em terreno ficcional a construção do Palácio Nacional de Mafra, conhecido como Convento, sob a égide absolutista de D. João V, mesclando narrativa histórica e dramas pessoais e amorosos.


Barroco e lirismo

O poeta Anelito Oliveira está lançando o ensaio A aurora das dobras: introdução à barroquidade poética de Affonso Ávila, sobre o poeta e ensaísta mineiro falecido em setembro de 2012, um dos maiores nomes do cenário poético e dos estudos sobre o barroco no século 20. O ensaio analisa a razão barroca na obra poética de Affonso Ávila a partir do livro O açude e Sonetos da descoberta, publicado há 60 anos. O livro dialoga com questões de ordem histórica, filosófica, psicanalítica, política e poética. O livro custa R$ 45 e pode ser adquirido em livrarias ou direto com a Editora Inmensa, pelo e-mail inmensaeditorial@gmail.com.


Ideias em alta

Conhecida por sua obra filosófica, sobretudo acerca do pensamento de Espinosa e Merleau-Ponty, Marilena Chauí vai ganhar coleção da Editora Autêntica, dedicada a ensaios políticos. Os primeiros volumes vão tratar do pensamento autoritário brasileiro e do tema da servidão voluntária. Coordenada por André Rocha, Éricka Marie Itokazu e Homero Santiago, a série prevê nove títulos sobre temas abordados pela filósofa em seus estudos, em coletâneas de textos inéditos e já publicados no país, além de uma entrevista com a autora ao final de cada volume.


Terror e mistério

Dentro da série Nova literatura brasileira, o Sempre um papo recebe segunda-feira o escritor Joca Reiners Terron, que lança o romance A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves, narrativa sobre família judaica do Bairro Bom Retiro, em São Paulo, que mescla suspense e terror, na linha de Poe, Lovecraft e Matheson. Na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, às 19h30. Entrada franca.


Poesia e existência


O Museu de Arte Murilo Mendes, de Juiz de Fora, está distribuindo dois livros de ensaios dedicados ao poeta que dá nome à instituição. Trata-se de Murilo Mendes – Reflexões avulsas, organizado por José Alberto Pinho Neves, e Murilo Mendes – Retratos-relâmpagos, organizado por Pinho Neves e Darlan de Oliveira Gusmão Lula. As coletâneas saem pelo selo MAMM, projeto editorial da Universidade Federal de Juiz de Fora.


Noel de Almirante

Publicado originalmente há 50 anos, No tempo de Noel Rosa, de Almirante, ganha nova edição pela Sonora. Parceiro e amigo do poeta da Vila Isabel, Almirante descreve sua convivência com o compositor de Com que roupa?, em retrato que tem como foco o personagem e sua época. Um capítulo é dedicado ao tempo passado por Noel Rosa em Belo Horizonte, com direito a noitadas e boemia, na medida do possível da então pacata capital mineira.


Bond, James Bond

A Alfaguara está relançando os romances de Ian Fleming (1908-1964) com o personagem James Bond. Já estão nas livrarias Viva e deixe morrer, Da Rússia, com amor e Goldfinger. O mais famoso espião da literatura apareceu pela primeira vez em 1953, no romance Cassino Royale, que será reeditado no Brasil no ano que vem, juntamente como Diamantes são eternos.

MAIS SOBRE PENSAR