Orelha

por 10/08/2013 00:13
Valery Hache/Reuters
Valery Hache/Reuters (foto: Valery Hache/Reuters)


No olho da crise

Acaba de chegar às livrarias Como viver em tempo de crise? (Bertrand Brasil), escrito pelo pensador Edgar Morin em parceria com o filósofo Patrick Viveret. A tradução é de Clóvis Marques.

A dupla analisa os impactos sociais da debacle financeira deflagrada em 2008. Para Morin, o mundo enfrenta crucial momento de ruptura, o que, na opinião de Viveret, pode despertar potencialidades criadoras. O livro tem 80 páginas, custa R$ 19 e é oportuno para o “Brasil #vemprarua”.


Outra Alice

O escritor Lewis Carroll inspira a exposição Alice, que reúne ilustrações de Júnior Fonseca na Passarela Cultural (Rua da Bahia, 1.889, Lourdes). A mostra fica em cartaz até dia 30. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Fissura e tabu




A psicóloga Andréa Costa Dias e a filósofa Marcia Tiburi lançam Sociedade fissurada (Civilização Brasileira), livro que propõe reflexão sobre as drogas. Na opinião da dupla, o tema ainda representa tabu para a sociedade contemporânea e sua discussão exige coragem e sinceridade. O livro custa R$ 29,90. “Assumimos o risco de sermos acusadas de fazer apologia ao procurarmos desmitificar as drogas como objeto-tabu. Tal perigo, se de fato há, vale a pena quando se quer abrir o jogo da caça às bruxas que envolve essa questão”, afirma Marcia. Andréa adverte: vício não se limita a cigarro, bebida, remédio ou maconha. “O capital é a religião, o novo ópio do povo. E o capital quer o vício de todos os consumidores em suas mercadorias”, alerta.

Revelando o Brasil


Estão abertas as inscrições para o concurso nacional Revelando os Brasis. A ideia é estimular moradores de pequenas localidades (são 3.919 no país) a criar as próprias histórias para transformá-las em vídeo. Os selecionados participarão de oficina audiovisual no Rio de Janeiro. Em seguida, voltarão para a terra natal, onde gravarão as imagens. O projeto é promovido pelo Instituto Marlin Azul, voltado para ações em arte-educação e cultura. Na primeira edição, foram produzidos 160 trabalhos. Informações: www.revelandoosbrasis.com.br.

Prêmio Sesc

Foi prorrogado para o dia 30 o prazo de inscrições para a edição 2013/2014 do Prêmio Sesc de Literatura. Serão aceitos contos e romances inéditos destinados ao público adulto, escritos por maiores de 18 anos. Informações: www.sesc.com.br/premiosesc. Em seus 10 anos, o concurso revelou 17 autores.

Carrascoza em BH

João Anzanello Carrascoza vai lançar Aos 7 e aos 40 (Cosac Naify) em BH. Segunda-feira, ele desembarca na cidade a convite do projeto Sempre um papo. A noite de autógrafos começa às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). Informações: (31) 3261-1501 e www.sempreumpapo.com.br.

Diamantina

O Festival de História – fHist 2013, que será realizado em Diamantina de 19 a 22 de setembro, recebe inscrições pelo site www.festivaldehistoria.com.br. O público poderá conferir 15 mesas e conferências de especialistas como o historiador britânico Kenneth Maxwell, o antropólogo congolês Kabengele Munanga e o jornalista John Dinges. Informações: www.festivaldehistoria.com.br.

MAIS SOBRE PENSAR