Orelha

por 20/07/2013 00:13

 

Poeta Maluquinho
Um dos personagens mais encantadores da literatura infantil brasileira, o Menino Maluquinho, de Ziraldo, ganha mais um livro: Os hai-kais do Menino Maluquinho (Melhoramentos), que reúne pequenos poemas inspirados na arte japonesa. Com humor e leveza, Ziraldo ainda brinda o leitor com um desenho para cada hai-kai. Um exemplo: “Modéstia à parte/ a bagunça que eu faço/ tem nome de arte”.

Filosofia inédita
A Editora Unesp lança no mês que vem Os dois grandes problemas da teoria do conhecimento, livro do filósofo Karl Popper. Trata-se da obra da qual se originou um dos clássicos da filosofia das ciências do século 20, A lógica da pesquisa científica.

Para crianças
De 9 a 18 de agosto, BH será sede do 2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais. Na agenda do evento, que será realizado na Serraria Souza Pinto, estão programados lançamentos, palestras, debates, narração de histórias, shows e cinema. Só no quesito espetáculos de artes cênicas serão mais de cinco apresentações diárias ao longo
de 10 dias.

Poder e morte
Em 20 de agosto de 2000, o jornalismo brasileiro foi marcado por um crime cruel: Antônio Pimenta Neves, um dos jornalistas mais poderosos do país, matou a namorada, a também jornalista Sandra Gomide. Para contar a história, Vicente Vilarga, que trabalhou com os dois personagens da tragédia, lança este mês À queima-roupa – O caso Pimenta Neves, pela Editora Leya. Mais que uma reportagem sobre o assassinato passional, trata-se de investigação escrita como um thriller, da qual a imprensa também sai ferida.

Toscana
Hoje, às 11h, Fernanda Pittella autografa Adágio com brio – Uma aventura toscana na Livraria Ouvidor (Rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi).

Velho Braga
O centenário de Rubem Braga vem trazendo de volta os livros do cronista capixaba, que também é tema de exposição no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Os relançamentos mais recentes são O lavrador de Ipanema – Crônicas de amor à natureza (Record), Coisas simples da vida (Global) e Melhores crônicas de Rubem Braga, com seleção e prefácio de Carlos Ribeiro (Global). Merece destaque a edição das 200 crônicas, selecionadas pelo próprio Braga, que sintetizam seu percurso literário.

A luta e a lei
O Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em 2010, está no cerne da luta travada nos últimos anos em prol dos direitos dos negros. O documento previa diversas ações para assegurar oportunidades iguais a todos. No entanto, a lei aprovada ficou aquém das aspirações de seus idealizadores. No livro O estatuto da igualdade racial, da Coleção Consciência em Debate (Selo Negro Edições), o especialista em direito Sidney de Paula Oliveira analisa as consequências da promulgação  do estatuto para as relações etnorraciais brasileiras.

Itabira
Terça-feira, às 20h, na Casa do Brás, em Itabira, será lançado o livro Retratos na parede, organizado pelo engenheiro civil e urbanista Altamir José de Barros e pelo jornalista e escritor Robinson Damasceno dos Reis. Também haverá abertura de mostra permanente de trabalhos do fotógrafo itabirano Brás Martins da Costa, que registrou cenas da cidade no século 19.

MAIS SOBRE PENSAR