Uai Entretenimento

Orelha

 

Poeta Maluquinho
Um dos personagens mais encantadores da literatura infantil brasileira, o Menino Maluquinho, de Ziraldo, ganha mais um livro: Os hai-kais do Menino Maluquinho (Melhoramentos), que reúne pequenos poemas inspirados na arte japonesa. Com humor e leveza, Ziraldo ainda brinda o leitor com um desenho para cada hai-kai. Um exemplo: “Modéstia à parte/ a bagunça que eu faço/ tem nome de arte”.

Filosofia inédita
A Editora Unesp lança no mês que vem Os dois grandes problemas da teoria do conhecimento, livro do filósofo Karl Popper. Trata-se da obra da qual se originou um dos clássicos da filosofia das ciências do século 20, A lógica da pesquisa científica.

Para crianças
De 9 a 18 de agosto, BH será sede do 2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais. Na agenda do evento, que será realizado na Serraria Souza Pinto, estão programados lançamentos, palestras, debates, narração de histórias, shows e cinema. Só no quesito espetáculos de artes cênicas serão mais de cinco apresentações diárias ao longo
de 10 dias.

Poder e morte
Em 20 de agosto de 2000, o jornalismo brasileiro foi marcado por um crime cruel: Antônio Pimenta Neves, um dos jornalistas mais poderosos do país, matou a namorada, a também jornalista Sandra Gomide. Para contar a história, Vicente Vilarga, que trabalhou com os dois personagens da tragédia, lança este mês À queima-roupa – O caso Pimenta Neves, pela Editora Leya. Mais que uma reportagem sobre o assassinato passional, trata-se de investigação escrita como um thriller, da qual a imprensa também sai ferida.

Toscana
Hoje, às 11h, Fernanda Pittella autografa Adágio com brio – Uma aventura toscana na Livraria Ouvidor (Rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi).

Velho Braga
O centenário de Rubem Braga vem trazendo de volta os livros do cronista capixaba, que também é tema de exposição no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Os relançamentos mais recentes são O lavrador de Ipanema – Crônicas de amor à natureza (Record), Coisas simples da vida (Global) e Melhores crônicas de Rubem Braga, com seleção e prefácio de Carlos Ribeiro (Global). Merece destaque a edição das 200 crônicas, selecionadas pelo próprio Braga, que sintetizam seu percurso literário.

A luta e a lei
O Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em 2010, está no cerne da luta travada nos últimos anos em prol dos direitos dos negros. O documento previa diversas ações para assegurar oportunidades iguais a todos. No entanto, a lei aprovada ficou aquém das aspirações de seus idealizadores. No livro O estatuto da igualdade racial, da Coleção Consciência em Debate (Selo Negro Edições), o especialista em direito Sidney de Paula Oliveira analisa as consequências da promulgação  do estatuto para as relações etnorraciais brasileiras.

Itabira
Terça-feira, às 20h, na Casa do Brás, em Itabira, será lançado o livro Retratos na parede, organizado pelo engenheiro civil e urbanista Altamir José de Barros e pelo jornalista e escritor Robinson Damasceno dos Reis. Também haverá abertura de mostra permanente de trabalhos do fotógrafo itabirano Brás Martins da Costa, que registrou cenas da cidade no século 19.