Orelha

por 13/07/2013 00:13
Marisa Cauduro/FP/Barcarola
Marisa Cauduro/FP/Barcarola (foto: Marisa Cauduro/FP/Barcarola)
 

Cidadão brasileiro

Armênio Guedes – Sereno guerreiro da liberdade é o título da reportagem biográfica sobre o líder comunista brasileiro, de 95 anos. Escrita pelo jornalista Sandro Vaia e publicada pela Barcarola, a biografia percorre os mais importantes fatos da política brasileira no século 20, da Revolução de 30 à resistência armada à ditadura militar (à qual Armênio se opôs). Nascido em Mucugê, na Bahia, em 1908, Armênio Guedes entrou para o Partido Comunista em 1935, tendo sido seu funcionário (espécie de secretário particular de Luis Carlos Prestes) até o rompimento com o partido, em 1983. Além dos políticos, Armênio conviveu com grandes personagens da cultura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Caio Prado Jr., Jorge Amado e Ferreira Gullar. O livro recolhe ainda histórias humanas, como a da rivalidade entre o poeta cubano Nicolas Guillen e o chileno Neruda. A biografia recupera ainda a complexa história da construção da ortodoxia, das disputas e das dissidências no seio da esquerda brasileira.

Cantoras do Brasil

O jornalista carioca Mauro Ferreira está lançando o livro Cantadas – A sedução da voz feminina em 25 anos de jornalismo musical. O crítico musical analisa a obra de 25 cantoras, no período que vai de 1987 a 2012, de Elza Soares e Tulipa Ruiz, passando por Ana Carolina, Gal Costa, Bethânia, Maria Gadú e Cássia Eller. Como define o autor, a ideia é oferecer perfis afetivos de artistas de diferentes estilos. O livro chega ao mercado em edição independente.

Literatura indígena

O poeta e contador de histórias tradicionais indígenas Tiago Hakiy, natural de Barreirinhas (AM), descende do povo sateré-mawé e é autor de Awyató-pót: histórias indígenas para crianças e Águas do Andirá. Ele lança agora Guaynê derrota a Cobra Grande – Uma história indígena, pela Editora Autêntica, texto que foi premiado em Concurso Tamoio, dedicado a textos de autores indígenas. O livro de Tiago Hakiy, acessível às crianças, introduz o pequeno leitor à cultura, ao vocabulário e aos valores indígenas. As ilustrações em aquarela são de Mauricio Negro.

Antologia de Adriana


A cantora e compositora Adriana Calcanhotto, que já havia mostrado seu respeito pelos pequenos com os belos discos da série Partimpim, lança agora a Antologia ilustrada da poesia brasileira para crianças de qualquer idade (Editora Casa da Palavra). Adriana selecionou e ilustrou poemas dos séculos 19 a 21, de autores como Olavo Bilac, Mário Quintana, João Cabral de Melo Neto, Paulo Leminski, Chacal e Eucanaã Ferraz. O livro é dedicado a Vinicius de Moraes, um dos poetas preferidos de Adriana.

Amiga de alma

A Editora Edusp lança, em setembro, o livro Com Clarice, no qual Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’Anna esboçam um retrato sensível de Clarice Lispector. São ensaios e crônicas, alguns inéditos, que falam da escritora e de sua obra ou tomam palavras da escritora para expressar sentimentos e ideias. Integra o livro uma entrevista com a escritora, feita pelo casal no Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, em outubro de 1976.

Ficção e realidade

Professora emérita da Universidade de Yale, a argentina Josefina Ludmer tem mais uma obra lançada no Brasil pela Editora UFMG, Aqui América latina – Uma especulação. A ensaísta apresenta reflexões sobre o universo “real virtual”, tendo como fio condutor a produção literária contemporânea da região, a partir da análise de obras de Fernando Vallejo, Horacio Castellanos Moya, Martín Kohan, Perla Suez e Diamela Eltit.

Sempre poesia

A Editora Record lança dois pequenos volumes de poesia, que faz uma ponte entre a obra de Bruna Beber e um inédito de Artur da Távola (1936-2008). Rua da padaria é o título do conjunto de poemas de Bruna Beber e tem apresentação de Chacal, que confessa: “A Bruna me maravilha”. Já o livro de Artur da Távola, O jugo das palavras, traz reflexões, em versos, sobre as artes da música, da pintura e da própria poesia.

MAIS SOBRE PENSAR