Orelha

por 15/06/2013 00:13
Luiz Carlos Felizardo/Divulgação
Luiz Carlos Felizardo/Divulgação (foto: Luiz Carlos Felizardo/Divulgação)
Companheiro de viagem

Erico Verissimo estava física e emocionalmente esgotado. Em 1955, trabalhando na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), na capital dos EUA, o escritor não conseguia ir adiante na realização de seu maior projeto literário, O tempo e o vento. Com a mulher, Mafalda, Erico deixa a asséptica e burocrática Washington e parte em férias para o México. A viagem, que destravaria o bloqueio criativo do escritor, se tornou um dos mais interessantes livros de viagem da literatura brasileira, México, que acaba de ser lançado pela Companhia das Letras. O volume encerra o projeto de edição das obras completas do escritor gaúcho, iniciado pela editora em 2004. O roteiro do casal Verissimo inclui a capital federal, Oaxaca, Puebla, Taxco e outras cidades da Meseta Central. Erico mergulha na história e na rica cultura do país, com sua habilidade de narrador e curiosidade humana de romancista. Uma viagem à pátria de Diego Rivera, José Vasconcelos e Octavio Paz, com a habitual argúcia de Verissimo, que, como a bibliografia do livro deixa claro, se preparou bastante para escrever o livro. Quem gostar do companheiro de viagem pode procurar outros livros semelhantes do autor, que tratam dos EUA (Gato preto em campo de neve e A volta do gato preto) e de Israel (Israel em abril).

Psicologia

A Universidade Federal de Juiz de Fora inaugurou o Núcleo de História e Filosofia da Psicologia Wilhelm Wundt (Nuhfip). A biblioteca tem acervo de 2,5 mil exemplares de obras em inglês, alemão e francês, inclusive raridades do início do século 20, como o primeiro dicionário de psicologia em língua inglesa, datado de 1901, e três números da sexta edição do livro Physiologischen psychologie de Wilhelm Wundt. A doação foi do pesquisador norte-americano Willian Woodward, um dos pioneiros da nova historiografia da psicologia. A biblioteca, ainda em fase de catalogação, já está aberta à comunidade acadêmica.

Aos sábados

O ensaísta e romancista Silviano Santiago lança em breve seu novo livro, Aos sábados, pela manhã, pela Editora Rocco. O volume reúne 71 crônicas organizadas pelo pesquisador Frederico Coelho. Os textos foram publicados no suplemento Sabático, que não circula mais, com enfoque multidisciplinar. Entre os temas tratados por Santiago nos artigos estão as conferências de Claude Lévi-Strauss, a história da psicanálise, os jogos interativos e a computação em 3D e o narcisismo em tempos digitais.

Histórias

Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Festival de História, o fHist – 2013, que será realizado em Diamantina entre 19 e 22 de setembro. O tema do encontro este ano é “Histórias não contadas” e a curadoria é de Pilar Lacerda, Júnia Furtado e Lucas Figueiredo. Entre os temas que serão debatidos estão a história dos povos indígenas, as guerras brasílicas, a diáspora africana, a Inconfidência Mineira, os anos de chumbo durante o regime militar e o direito à memória e à verdade. A sessão inaugural será do historiador britânico Kenneth Robert Maxwell, autor de A devassa da devassa. As inscrições só podem ser feitas por meio do site oficial do evento, www.festivaldehistoria.com.br.

Ferry em Tiradentes

“A estética do prazer e a questão dos critérios da beleza” é o tema da palestra que o filósofo, escritor e ex-ministro de Educação da França Luc Ferry apresenta em Tiradentes no dia 22. O pensador é autor de livros como Aprender a viver, Família, eu te amo e A tentação do cristianismo, e conhecido por defender uma filosofia laica, fundamentada na razão e na ética. A palestra integra a programação da nona edição do Congresso da Inovação em Decoração e Design Amide 2013.

Concurso

Vai até 31 de julho o prazo para inscrição no Prêmio Sesc de Literatura, que está completando 10 anos. Os interessados podem apresentar obras nas categorias romance e conto, destinadas ao público adulto. Um dos diferenciais do prêmio é a publicação dos livros vencedores com distribuição pela Editora Record para todo o país. Entre os autores revelados pelo concurso estão Luisa Geisler, Marcos Peres e Paulo Vereza. As inscrições podem ser feitas pelo endereço www.sesc.com.br/premiosesc.

Bom de venda

A 16ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que será realizada entre 29 de agosto e 8 de setembro, no Riocentro, já definiu todos os convidados estrangeiros. Diferentemente da Flip, voltada mais para o glamour e o papo cabeça, o que conta na bienal é o número de exemplares vendidos. Abre a lista o americano Nicholas Sparks, que já vendeu 100 milhões de exemplares de seus romances em todo o mundo. Ainda na linha dos best-sellers, estão sendo aguardados James Hunter (O monge e o executivo), Sylvia Day (Toda sua), Matthew Quick (O lado bom da vida) e Corey May, roteirista dos jogos eletrônicos Assassin’s creed. Entre os cults, marcam presença Mia Couto, Cesar Aira e a historiadora Mary Gabriel, autora de Amor e capital: A saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução, entre outros.

MAIS SOBRE PENSAR