Acaba de sair no Brasil edição do 'Dicionário de história do mundo'

Livro tem garantia científica da Universidade de Oxford

por Estado de Minas 08/06/2013 00:13
Reprodução
(foto: Reprodução)
Se você não vive sem a Wikipédia, a escolha é sua. A mais extensa e anárquica das obras de referência na internet pode até indicar caminhos, mas, como todos sabem, precisa ser sempre checada em outros endereços mais confiáveis. Para quem se acostumou com dicionários tradicionais, acaba de sair no Brasil uma edição do Dicionário de história do mundo, que chega com a garantia científica da Universidade de Oxford. Os autores responsáveis pelo volume, que fica em pé com suas quase 800 páginas, são os editores Edmund Wright e Jonathan Law. A tradução para o português é de Cristina Antunes, curadora da Biblioteca José e Guita Mindlin desde 1980.

O livro é ordenado alfabeticamente, com mais de 4 mil verbetes, redigidos de forma direta e sucinta. Instrumento de pesquisa, vai diretamente ao ponto e, quando é o caso, indica referências cruzadas com outras entradas do próprio dicionário. Os verbetes cobrem desde episódios históricos, como guerras e revoluções, até personagens, datas, aspectos geográficos, movimentos políticos e religiosos. Figuram também países, com informações básicas sobre a história, geografia e economia de cada nação, além de quadro com indicações fundamentais de língua, população, religião, moeda, grupos étnicos e organizações internacionais.
A primeira edição foi lançada em 2000, pela Oxford University Press, e atualizada em segunda edição (que é a que chega ao Brasil), incorporando acontecimentos mais recentes. Os verbetes dedicados a biografias também passaram por revisão e foram acrescentados algumas dezenas de mapas históricos. Dos verbetes que tratam de temas brasileiros, além do dedicado ao país, fazem parte do dicionário Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Pedro I e Pedro II.

O assunto que ocupa mais páginas são as guerras, com espectro temporal que vai dos conflitos das antigas civilizações grega e romana até o atual momento de guerra ao terrorismo. São cerca de 40 páginas, com verbetes sobre a Guerra Civil Espanhola, Guerra Civil Russa, Guerra de Independência dos EUA, Guerra do Paraguai, Guerra do Peloponeso, Guerras Napoleônicas, Guerra dos Seis Dias, Guerra Irã-Iraque e dezenas de outros conflitos. Os verbetes sobre guerras, seguindo a estrutura geral do trabalho, vão de um parágrafo a uma página. Só o essencial. Afinal, não se trata de uma enciclopédia, mas de um dicionário. Mesmo que seja um dicionário sobre a história do mundo.

DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DO MUNDO

De Edmund Wright e Jonathan Law Editora Autêntica, 784 páginas, R$ 79

MAIS SOBRE PENSAR