Cientista social Janaína Maquiaveli lança o livro 'Cidades em miniatura'

Escritora comparou processos de revitalização em Nova York e São Paulo

por Estado de Minas 08/06/2013 00:13
Gladystone Rodrigues/Divulgação
(foto: Gladystone Rodrigues/Divulgação)
Revitalização de áreas urbanas sem a participação de quem vive ali pouco contribui para a melhoria das cidades. Essa é uma das ideias defendidas em 'Cidades em miniatura', obra que a cientista social Janaina Maquiaveli Cardoso lança neste sábado, pela Comunicação de Fato Editora, na Livraria Quixote. Fruto da tese de doutorado defendida na PUC Minas, o trabalho reflete os prós e contras dos processos relacionados à preservação do patrimônio.

A partir do conceito de cidade trabalhado por Walter Benjamin, Janaina estudou – e comparou – casos de revitalização em Nova York e em São Paulo. Dos Estados Unidos veio o exemplo da reforma do Meatpacking District, região onde ficavam armazéns de carne que até a década de 1980 abasteciam a cidade. Hoje, é o distrito onde estão os restaurantes mais badalados de Manhattan. No Brasil, o ponto escolhido foi a região da Luz, em São Paulo, espaço em que coexistem a cracolândia e vários espaços culturais, entre eles o Museu da Língua Portuguesa.

Como Ítalo Calvino em Cidades invisíveis, Janaina sugere: “Se pudéssemos perguntar a Marco Polo o que são as cidades contemporâneas, provavelmente teríamos na resposta um novo e ainda mais complexo enigma”. De acordo com a pesquisadora, seja no Brasil ou no exterior, os processos de revitalização urbana tendem a empobrecer as cidades porque os novos cenários são sempre menos ricos, em miniaturas ou microuniversos urbanos, que os antigos.

Como Janaina Maquiaveli salienta, as revitalizações urbanas, sustentadas apenas ou primordialmente pela necessidade de preservação do patrimônio arquitetônico, “revelam abordagens um tanto quanto equivocadas, ao privilegiarem os edifícios em detrimento das cidades”. As análises da autora, embora concentradas nas duas metrópoles do estudo, permitem expansão para outros contextos, nos quais se verificam processos semelhantes de revitalização urbana.

Cidades em miniatura

De Janaina Maquiaveli Cardoso
Editora Comunicação de Fato, 132 páginas, R$ 35

Lançamento neste sábado, a partir das 10h, Livraria Quixote, Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi.

MAIS SOBRE PENSAR