Orelha

por 01/06/2013 00:13
Barbara Kiney/AFP
Nelson Mandela ganha biografia escrita especialmente para jovens (foto: Barbara Kiney/AFP)
Mama África

Boa safra de livros de literatura e história da África e, o que é melhor, destinado ao público jovem. Pelo selo Pequena Zahar chega às livrarias Mandela – O africano de todas as cores, de Alain Serres, com ilustrações de Zaü. O livro, além de uma biografia ilustrada do líder sul-africano, traz uma seção, “Para compreender melhor”, com glossário, material de pesquisa, fotos, mapa e cronologia da vida de Mandela. Pela Melhoramentos, são vários títulos, entre eles um livro infantil do angolano José Luandino Vieira, Kaputu Kinjila e o sócio dele, Kambaxi Kiáxi, com ilustrações de Marília Pirillo. Do também angolano Zetho Cunha Gonçalves a editora lança a coletânea de poemas Rio sem margem, com textos que resgatam a tradição oral de 18 povos, cada qual com sua língua, rituais, gastronomia, música, dança e identidade social. Ainda de inspiração africana é o livro O pescador de histórias, de Heloisa Pires, com quatro contos breves inspirados em contos tradicionais africanos. A autora é pesquisadora de temas étnicos e raciais, em especial sobre a questão africana.


Avesso do julgamento

Paulo Moreira Leite lança Uma outra história do mensalão, segunda-feira, às 19h, na Faculdade de Direito de Contagem, Rua Papa Paulo VI, 39, Bairro Inconfidentes, Contagem. O jornalista, que trabalhou nas principais revistas brasileiras, afirma que o julgamento do chamado mensalão foi contraditório, político e injusto. O debate durante
o lançamento promete.


Russo, Dylan e Gil

Nova edição do livro Renato Russo – O filho da revolução, do jornalista Carlos Marcelo, chega às livrarias pela Editora Agir, no embalo da estreia do filme Faroeste caboclo, de René Sampaio, baseado na canção do líder do Legião Urbana. O autor escreveu um ensaio especialmente para a terceira edição, intitulado “A poeira e o mármore”, em que analisa a música a partir de referências que vão de Gilberto Gil, de Domingo no parque, a Hurricane, de Bob Dylan. Carlos Marcelo lembra ainda a relação com outro “western terceiro-mundista”, Deus e o diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha.


Drácula de Cardoso

Romancista, autor dos romances Crônica da casa assassinada e Dias perdidos, Lúcio Cardoso foi também tradutor de clássicos da literatura mundial, que serão relançados pela Editora Civilização Brasileira. O primeiro volume é Drácula, de Bram Stocker, que ganha tradução que traz as marcas estéticas do “maldito” Lúcio Cardoso, seja no vocabulário ou nas escolhas sintáticas. A editora lançou recentemente inéditos de Cardoso, entre eles seus reveladores diários completos.


Estreia na crônica

Depois do sucesso de O filho eterno, Cristóvão Tezza estreia como autor de livros de crônicas com Um operário em férias, que está sendo lançado pela Record. Organizado pelo jornalista e mestre em estudos literários Christian Schwartz, o livro reúne 100 crônicas sobre futebol, política, manias, literatura, viagens, memória e cinema.


Pensar grande

Crianças e jovens também filosofam. E, para isso, nada melhor que fazer as perguntas certas. Essa é a proposta da Coleção Filô Ideias, lançamento da Autêntica Editora, tradução da original francesa PhiloZenfants, resultado da parceria entre o filósofo francês Oscar Brenifier e o ilustrador Jacques Després. Os dois primeiros títulos são O bem, o mal e O amor e a amizade. Até 2014, a coleção estará completa, com o lançamento de O sentido da vida, A questão de Deus, O livro dos grandes opostos filosóficos e O livro dos grandes opostos psicológicos.


Palavra tem história

Publicado há 50 anos pela UFMG, ganha nova edição o estudo História de palavras, da professora de linguística Ângela Vaz Leão. A reedição, revisada e ampliada pela autora, é da Editora da PUC Minas e o lançamento está programado para terça-feira, às 17h30, na Quixote Livraria PUC, Av. Dom José Gaspar, 500, prédio 7, Coração Eucarístico.


Perfis brasileiros

José Cândido de Carvalho levou o fantástico para a literatura regional com O coronel e o lobisomem, mas poucos conhecem seu trabalho como jornalista. Chega agora aos leitores a coletânea Ninguém mata o arco-íris, pela José Olympio Editora, em que o autor apresenta 35 perfis publicados originalmente nas revistas O Cruzeiro e A Cigarra. Entre os personagens, estão Di Cavalcanti, Djanira, Cacilda Becker, Pixinguinha, Rachel de Queiroz e Juscelino Kubitschek.

MAIS SOBRE PENSAR