Orelha

por 11/05/2013 00:13
Fred Prouser/Reuters
Larry Flynt ajudou a contar a história sexual da Casa Branca (foto: Fred Prouser/Reuters)

Sexo e política


Quem acha que os escândalos sexuais da Casa Branca são obra de Kennedy e Clinton se engana. O Salão Oval e adjacências já testemunharam outras estripulias. É o que mostra o livro Sexo da Casa Branca, do historiador David Eisenbach e do jornalista Larry Flynt (editor da revista Hustler - foto), que acaba de ser lançado no Brasil pela Gutenberg. Entre as histórias, inconfidências do sedutor Benjamin Franklin e romance gay entre o presidente James Buchanan e o senador William King. O relatório Starr ganha devido destaque em meio a uma narrativa que vai do sórdido ao cômico, com direito ao excitante. Há mais conexões entre o público e o privado que nosso vão puritanismo.


Novo selo

Indo ao futuro para entender as mães, de Bárbara Muniz, com ilustrações de Leonora Weissmann, marca a estreia do selo Scriptum Jovem, voltado para literatura infantojuvenil de qualidade e projetos de formação de leitores. Cuidado especial com a programação visual dos livros.


Três vezes Gatsby

Um dos maiores clássicos da literatura norte-americana, que chega em breve às telas em nova versão (com Leonardo DiCaprio no papel central), O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, ganha três novas edições no Brasil. Pela Landmark, está saindo volume com texto integral em inglês e português; pela Tordesilhas, a edição ganha caderno de cartas enviadas por Fitzgerald ao editor Maxwell Perkins; e, pela Leya, nova versão, também de olho na expectativa com o filme.


Corrupção e tortura


A Editora Boitempo anuncia três títulos que chegam às livrarias nos próximos meses. Opus Dei: arqueologia do ofício, do filósofo italiano Giorgio Agamben, integra a série Homo sacer e se volta para a arqueologia filosófica do universo sacerdotal. Corrupção da opinião pública, de Juarez Guimarães e Ana Paola Amorim, examina a natureza dos impasses nacionais desde a instalação da Imprensa Régia, em 1808, aos acontecimentos políticos mais significativos dos últimos anos. Poder e desaparecimento, da antropóloga argentina Pilar Calveiro, foi escrito a partir de diferentes testemunhos de sobreviventes de tortura e dos campos de concentração da ditadura militar na Argentina e reflete sobre o conceito político por trás dessas práticas.


Clássicos bilíngues

O poeta Alexei Bueno organiza para a Record a antologia bilíngue Cinco séculos de poesia. O volume reúne obras-primas da poesia desde o século 16 ao 20, de autores como William Shakespeare, Stéphane Mallarmé e Boris Vian. Tradução e análise dos poemas a cargo de Alexei.


Liberdade, liberdade

A Editora da Fundação Getulio Vargas está lançando o livro Ditaduras contemporâneas, de Maurício Santoro, que examina o contexto político de opressão na Ásia, África e América Latina. O estudo aborda temas como o papel do nacionalismo e do fundamentalismo religioso na sustentação ideológica de regimes autoritários. A obra discute ainda o diversificado desempenho econômico de vários tipos de ditadura – do crescimento acelerado da China ao colapso da Coreia do Norte e do Zimbábue.


Casarão cultural

O município de Rio Espera reinaugura hoje Casarão da Piedade, no Centro da cidade. Uma das construções mais antigas do município, vai abrigar o museu e a Biblioteca Pública Municipal. A ideia é que o local seja sede dos eventos culturais da região.



Mais Moebius


Depois dos seis primeiros álbuns com HQs do francês Moebius (foto), o penúltimo volume da Coleção Moebius chega às livrarias pela Editora Nemo, Crônicas metálicas, uma compilação de ilustrações, cartuns e HQs curtas, produzidos ao longo das duas décadas em que Moebius colaborou para a revista francesa Métal Hurlant.

MAIS SOBRE PENSAR