Orelha

por 27/04/2013 00:13
Maurício Lima/AFP
Maurício Lima/AFP (foto: Maurício Lima/AFP)
A terra em debate

A série Questão agrária no Brasil chega ao oitavo volume e completa uma das mais completas obras sobre o tema no país. Organizada por João Pedro Stédile e editado pela Expressão Popular, os livros, ordenados cronologicamente, tratam da questão agrária desde o período colonial, com enfoque histórico e sociológico, com volumes sobre o debate na esquerda entre 1960 e 1980; programa da reforma agrária de 1946 a 2003; história das ligas camponesas no Brasil; a questão agrária nos anos 1990; e o debate na década 2000-2010. O oitavo volume, que encerra o trabalho, tem como foco a situação e perspectivas da reforma agrária na década de 2000-2010, com ensaios de José Graziano da Silva, Sérgio Sauer e Plínio de Arruda Sampaio, além de textos com as plataformas políticas para a agricultura brasileira do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e Via Campesina Brasil.

Livro sobre livros

Fantasma na biblioteca – A arte de viver entre livros, de Jacques Bonnet (Editora Civilização Brasileira), é feito na medida para loucos por livros. Com erudição e bom humor, o autor trata de temas que sempre atormentam os bibliófilos: como guardar tantos livros, como classificar os volumes de sua biblioteca, bibliomanias, visitas dos fantasmas da biblioteca e até a diferença entre gente de carne e osso e personagens (Balzac, no leito de morte, manou chamar um médico de A comédia humana…). Na linha de Borges, Eco, Manguel e do mineiro Eduardo Frieiro, autor do definitivo Os livros, nossos amigos, que merece ser reeditado.

Doação clássica


A Academia Brasileira de Letras recebeu na semana passada, por meio de doação da Vale, 1,7 mil livros da coleção do advogado Mário da Gama Kury, importante tradutor brasileiro de textos clássicos da cultura greco-romana. Mário exerceu o cargo de diretor comercial da empresa nos anos 1970. Na coleção, que estará disponível ao público, há raridades, como um livro em latim sobre Aristóteles, de 1592, e um dicionário greco-romano, de 1877. O escritor traduziu mais de 30 textos, entre eles A trilogia tebana, de Sófocles; Oréstia, de Ésquilo; e Dicionário de mitologia grega e romana, com aproximadamente 3 mil verbetes.

Arte em palavras

Entre as 10 categorias do prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), uma é dedicada ao melhor trabalho publicado no campo das crítica de artes. O vencedor deste ano foi Almerinda da Silva Lopes, que recebeu o Prêmio Sérgio Milliet pelo livro Artes plásticas no Espírito Santo: 1940-1969. Ensino, produção, instituições e crítica, publicado pela Editora Ufes. O BDMG, de Belo Horizonte, recebeu menção especial da ABCA.

Em catálogo

A Editora Alfaguara, que vem reeditando toda a obra de Ana Maria Machado , acaba de relançar três títulos da escritora, os romances O mar nunca transborda (1995) e Palavra de honra (2005) e o infantojuvenil Do outro lado tem segredos, com ilustrações de Renato Alarcão.

Quase personagem

A Editora Benvirá lança esta semana a biografia de Jack London, um dos escritores mais aclamados da literatura norte-americana, autor de O chamado selvagem  e Caninos brancos. Escrito por Alex Kershaw, o livro trata do destino literário e da vida aventurosa de London, morto aos 40 anos, em 1916.

Duas vezes Badiou

Um dos pensadores mais polêmicos da contemporaneidade, o francês Alain Badiou não foge ao diálogo. Dois livros recém-lançados no Brasil captam o filósofo em ação. Não há relação sexual (Zahar) parte da célebre sentença de Lacan, que passa pela análise de Badiou e da filósofa Barbara Cassin. A intenção dos autores é caminhar junto ao texto lacaniano, se detendo nos paradoxos de linguagem. Já O elogio do amor (Editora Martins Fontes), coloca em diálogo Alain Badiou e o jornalista francês Nicolaas Truong, que falam sobre amor, política e arte.

Lançamento

Eloésio Paulo lança hoje, às 10h, na Livraria Quixote, Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, o livro de poemas Jornal para eremitas.

MAIS SOBRE PENSAR