Orelha

por 20/04/2013 00:13
Talita Miranda/Divulgação
Talita Miranda/Divulgação (foto: Talita Miranda/Divulgação)


Letra, imagem e música

A Editora UFMG está lançando dois livros que dialogam sobre o mesmo tema: Imaginação da terra – Memória e utopia no cinema brasileiro, organizado por Heloisa Maria Murgel Starling e Augusto Carvalho Borges; e Imaginação da terra – Memória e utopia na moderna canção brasileira, organizado por Heloisa Starling e Bruno Viveiros Martins. Recorrente na história do cinema no Brasil, o tema da terra é analisado no primeiro livro a partir das diversas possibilidades e linguagens. O volume faz extensa análise da filmografia brasileira a partir de 1950, extrapolando, inclusive, para o estudo do cinema latino-americano do período. Já em relação à música, os ensaios analisam aspectos ligados à canção popular e o imaginário do campo. Destaque para texto do compositor e rabequista pernambucano Siba, “Pertencimento”, que divide espaço com ensaios de estilo mais acadêmico.

Imprensa e poder

Tema sempre polêmico, a relação entre imprensa e política ganha em breve obra escrita a seis mãos: Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação, a ser lançado pela Boitempo Editorial. Organizada por Dênis de Moraes, com ensaios de Ignacio Ramonet e Pascual Serrano, o livro reúne sete textos que fazem uma reflexão crítica sobre o poder mundial da mídia, a cultura tecnológica, a comunicação globalizada, o jornalismo contra-hegemônico em rede, as políticas públicas de direito à comunicação e a democratização da informação na América Latina.

Palavra de beat

A Editora Novo Século lança ainda este mês o livro Mente espontânea, coletânea de entrevistas com o poeta Allen Ginsberg, um dos expoentes da geração beat, com mais de 600 páginas. Com muito material inédito (à época considerado impublicável), as entrevistas foram conduzidas ao longo da extensa carreira do poeta, do fim dos anos 1950 até meados da década de 1990.

Lançamentos

Rogério Rodrigues autografa hoje, das 10h às 14h30, no Cafebook, Rua Padre Rolim, 66, Santa Efigênia, o livro de poemas Mil facetas, que sai pela Editora Asadepapel.

***

Literatura expandida – Arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster, de Ana Pato, é o título do livro que será lançado hoje, das 11h às 14h, na Quixote Livraria, Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi. A edição é do Sesc São Paulo.

Pequeno setentão

Quando publicou O pequeno príncipe, há 70 anos, Antoine de Saint-Exupéry não podia imaginar que o livro seria o mais vendido e traduzido no mundo, com 230 versões para diferentes línguas e dialetos, ficando atrás apenas da Bíblia. O que nem todos sabem é que o escritor e piloto Saint-Exupéry, que foi um dos franceses mais conhecidos nos Estados Unidos, se mudou para Nova York com a missão pessoal de convencer os americanos a entrar na guerra contra o nazismo. Na França, a programação para 2013 inclui a publicação de uma nova edição do livro e do desenho animado e nova biografia do autor.

Contra a mesmice

Depois de vender mais de 150 mil exemplares da autobiografia 50 anos a mil, Lobão anuncia novo petardo, voltado para atacar o que considera “estado de paralisia” em que se encontra o Brasil. O livro vai se chamar Manifesto do Nada na Terra do Nunca e questiona as bandeiras da falta de caráter, preguiça e precariedade, já identificadas pela Semana de Arte Moderna de 22. Livro sai pela Nova Fronteira, em maio.

Uma delícia

Nigella Lawson é conhecida como musa porn gourmet em mais de 70 países. Seu programa de televisão, exibido no Brasil pelo canal pago GNT, é um sucesso entre o público masculino pela mistura equilibrada de receitas fáceis (sempre muito gordurosas e doces) e sensualidade. A opulenta inglesa já está com viagem acertada para o Brasil, onde lança Na cozinha com Nigella – Receitas do coração da casa, seu mais completo livro de receitas, pela Editora Best Seller.

MAIS SOBRE PENSAR