Orelha

por 23/03/2013 00:13
Rosa e Benedito

O filósofo paraense Benedito Nunes (1929-2011) foi quem melhor estabeleceu pontes entre a filosofia e a literatura brasileira. Autor de ensaios sobre as obras de Clarice Lispector, Oswald de Andrade e João Cabral de Melo Neto, ele teve em Guimarães Rosa seu mais importante tema de estudo. Organizado por Victor Sales Pinheiro, chega agora ao leitor um volume que reúne todos os ensaios de Benedito Nunes sobre o escritor mineiro: A Rosa o que é de Rosa – Literatura e filosofia em Guimarães Rosa (Difel). O livro é dividido em três partes, com textos que abrangem toda a obra rosiana, com destaque para Grande sertão: veredas, que é analisado em sua dimensão mitológica e erótica. A grande novidade do volume é o artigo “Primeira notícia sobre Grande sertão: veredas”, publicado por Benedito Nunes em 1957, ainda sob o impacto do lançamento do romance. No texto, que foi publicado originalmente no Suplemento dominical do Jornal do Brasil, o ensaísta destaca os principais temas da obra do autor de Sagarana, numa espécie de programa de estudos que o ocuparia por mais de 50 anos.


Método Bertazzo

O coreógrafo Ivaldo Bertazzo está lançando o segundo volume de sua obra sobre o que batizou de “reeducação do movimento”. Em Cérebro ativo (Sesc São Paulo), Bertazzo aponta os caminhos preventivos para combater a inércia cognitiva do cotidiano. Com linguagem didática, diagramas e muitas imagens e fotografias, o livro é útil para educadores, professores, preparadores físicos, fonoaudiólogos, médicos e nutricionistas e outros profissionais da área. Cérebro ativo está sendo distribuído gratuitamente para ONGs, bibliotecas e fundações que trabalham com capacitação de jovens. Informações: www.metodobertazzo.com.


Física quântica

Professor emérito da UFMG, Ramayana Gazzinelli está lançando livro que tem tudo para atrair o público interessado em ciência: Quem tem medo da física quântica – A visão quântica do mundo físico. O alvo é o leitor que não domina o aparelhamento matemático utilizado pelo cientista, mas deseja penetrar um pouco os mistérios e os aparentes paradoxos da física quântica.


Mundo negro

A Pallas Editora está com três novos títulos sobre cultura africana e ações afirmativas no Brasil nas livrarias. Afrocidadanização – Ações afirmativas e trajetórias de vida no Rio de Janeiro, de Reinaldo da Silva Guimarães, parte da própria história do autor para compreender como indivíduos negros, historicamente marcados pelo preconceito, conquistam a cidadania plena. Em Mundo negro, de Amilcar Araújo Pereira, são analisadas as relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. O volume coletivo Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas traz artigos que avaliam os conteúdos curriculares relacionados à história e cultura da África, afrodescendentes e indígenas brasileiros, a partir da lei que tornou os temas obrigatórios nas escolas do país.

Filme e livro

O longa Sem proteção, dirigido e estrelado por Robert Redford, tem estreia nacional prevista para 19 de abril. O romance de Neil Gordon, no entanto, chega esta semana às livrarias pela Editora Benvirá. Na trama, Jim Grant (Robert Redford) é um advogado de direitos civis e pai solteiro. Quando o jovem repórter Ben Shepard (Shia LaBeouf) expõe sua verdadeira identidade, ele precisa desaparecer do mapa. Revelado como um ativista fugitivo procurado por assassinato, Jim começa uma jornada para limpar o seu nome.


Primeira pessoa


A entrevista literária é um gênero pouco praticado no Brasil, mesmo que haja exceções, como o trabalho de Edla Van Steen. Para quem gosta da proximidade com um grande autor, que fuja da fofoca e da exibição de intimidade, uma boa pedida é o livro Conversas com escritores, de Ramona Koval, que chega ao Brasil pela Biblioteca Azul. A jornalista australiana é reconhecida pelo trabalho em profundidade, sempre resultado de grande preparação. Muitas entrevistas foram feitas originalmente para programas de rádio e televisão, ou realizadas ao vivo em festivais literários, como o de Edimburgo. Entre os entrevistados, Vargas Llosa, Joyce Carol Oates, John le Carré, Norman Mailer, Amos Oz, Harold Pinter e Saul Bellow.


Mitologia e literatura

O Fórum das Letras de Ouro Preto foi antecipado e será realizado este ano entre 29 de maio e 2 de junho, durante o feriado de Corpus Christi. O tema será “Literaturas de origem”, e os debates serão desenvolvidos em torno da relação entre mitologia e literatura. O evento, coordenado por Guiomar de Grammont, é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Informações: www.forumdasletras.ufop.br.

MAIS SOBRE PENSAR