Orelha

por 16/03/2013 00:13
Crise em debate

Quarta-feira, a solenidade de posse da diretoria do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon/MG) funcionará também como noite de autógrafos. O presidente Cláudio Gontijo e o vice Fabrício Augusto de Oliveira vão lançar o livro A crise da União Europeia (Why pigs can’t fly), editado pelo Corecon/MG e pela Associação dos Economistas de Minas Gerais. Para os autores, a política econômica europeia optou por se manter prisioneira do capital financeiro, “na insensata marcha de exigir fortes políticas de ajuste fiscal de países, fechando-lhes as portas do crescimento econômico”. A dupla adverte: “Essa fórmula, legítima na mente insensata da ortodoxia, conduz ao maior empobrecimento os países que as adotam e destroem as bases de onde poderiam retirar recursos para realizar os ajustamentos requeridos”. Fabrício Oliveira autografará também o livro Política econômica, estagnação e crise mundial: Brasil, 1980-2010.  O evento está marcado para as 19h, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (Rua da Bahia, 1.600, Lourdes).


Liberdade de expressão

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich/ UFMG) realiza, quarta-feira, a partir das 8h30, o colóquio Liberdade de expressão: as várias faces de um desafio. A promoção é de grupo interdisciplinar formado por pesquisadores das áreas de ciência política, comunicação social e filosofia. Aberto ao público, o evento integra o conjunto de atividades desenvolvidas pelo professor Venício Lima em sua visita acadêmica à UFMG. No Auditório Professor Luiz Bicalho da Fafich, câmpus Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6.627). Informações:
(31) 9868-8841.


Portugal Telecom

A maratona para a escolha do 11º Prêmio Portugal Telecom 2013 já começou. A curadoria, formada por Antonio Carlos Secchin, Luiz Ruffato, Marcelino Freire e Selma Caetano, confirma a participação dos jurados da primeira etapa da seleção. O processo é longo. Cada jurado convidado para a etapa inicial indica, de 22 de abril a 12 de maio, três livros de poesia, três romances e três livros de conto e/ou crônica, entre os textos inscritos. Os mais votados formarão a primeira lista de classificados ao prêmio: 20 romances, 20 volumes de poesia e 20 livros de conto ou crônica. O júri inicial indica também entre seus integrantes cinco jurados para formar os próximos júris: intermediário e final.


Filosofia urgente

É de Oswaldo Giacoia Jr., professor de filosofia da Unicamp, o novo título da Editora Três Estrelas que chega às livrarias esta semana. Heidegger urgente analisa como o filósofo alemão pode ajudar a pensar a nossa época. Com uma reflexão sobre a atualidade de suas ideias, o volume apresenta introdução à filosofia do autor, seus principais conceitos e seu mais importantes livro: Ser e tempo.


Homenagem ao pianeiro

Na quarta-feira, faz 150 anos do nascimento do compositor Ernesto Nazareth (foto). Entre as atividades programadas para comemorar a data estão a divulgação de gravação inédita do depoimento de Jacob do Bandolim (1918-1969) sobre a investigação a respeito da morte do homenageado. O material será abrigado no site www.ernestonazareth150anos.com.br, mantido pelo Instituto Moreira Salles.


Corpo e alma

Um clássico da psicologia brasileira completa 40 anos e ganha nova edição. É O espelho mágico – Um fenômeno social chamado corpo e alma, de José Ângelo Gaiarsa (foto), lançado em 1973, que sai agora pela Editora Ágora. O livro permanece atual e aborda a presença da hipocrisia na vida psíquica e social. Para o psicólogo, a saída estava na aposta do autoconhecimento. Gaiarsa morreu em 2010, pouco depois de completar 90 anos.


Lançamentos

Desigualdades educacionais e pobreza, organizado por Murilo Fahel, Xavier Rambla, Bruno Lazzarotti e Carla Bronzo, da Editora PUC Minas, será lançado hoje, das 11h30 às 14h30, na Livraria Mineiriana (Rua Paraíba, 1.419, Savassi). Os autores discutem temas com longa tradição de estudos nas ciências sociais, em particular no debate sobre o desenvolvimento humano. Informações: (31) 3319-9901.

• • •

O escritor mineiro Ledinilson Moreira lança hoje, às 13h, na Leitura do BH Shopping, o romance Recomeço. O livro é baseado na história do jovem Rafael, morador de um condomínio de luxo que vê sua vida mudar depois de um grave acidente.

• • •

Hoje, às 16h, Mônica Santos de Oliveira vai autografar o livro Pedro Ivo – Autismo em prosa e verso (Editora Getsêmani), no Café com Letras (Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi).

MAIS SOBRE PENSAR