Uai Entretenimento

INUSITADO

Mulher criava filhote de puma pensando se tratar de um gato, na Argentina

Uma mulher da cidade de Tucumán, ao noroeste da Argentina, passou por uma situação inusitada. Ela descobriu que o animal que estava criando, pensando ser um gato era, na verdade, um filhote de puma selvagem.



Quando foi pescar com os irmãos, Florencia Lobo encontrou o animal, que batizou de Tito, ao lado de uma pequena fêmea, que chamou de Dani. A argentina ouviu os miados, pegou os animais e os levou para casa. Uma semana depois, Dani morreu.

Tito seguiu com a 'dona', até que ela notou que ele estava andando de forma estranha. Consultado um veterinário, o profissional constatou que não se tratava de um gato. "O veterinário não sabia dizer o que era, mas suspeitou que Tito não era um gato comum", disse a mulher, ao jornal El Tucumano. "Procurei outros profissionais, todos queriam me cobrar entre 6 mil e 18 mil pesos pesos para operar sua patinha."

Mas ela conseguiu contato com um especialista que estava na reserva de Horco Molle. Através de fotos, ele confirmou que Tito é um puma de Yaguarundi. A espécie é considerada selvagem, e não deve ser domesticada.

Com a ajuda da Fundação Argentina de Resgate de Animais (FARA), o pequeno felino foi devolvido à natureza. Em uma publicação feita na última semana, profissionais da FARA explicaram que o animal tem três meses de vida e que receberá tratamento para a lesão na pata antes de ser reinserido à reserva de Horco Molle.