Bauru passa a ser patrimônio cultural de São Paulo

O sanduíche foi criado há 82 anos, na capital paulista

por Luiz Augusto Barros* 22/01/2019 18:49
Wikipedia
(foto: Wikipedia)
Criado em 1937 em um restaurante da capital paulista e chamado de Bauru, uma combinação de pão, rosbife, queijo e tomate, o sanduíche tornou-se patrimônio cultural imaterial da cidade em dezembro de 2018 através da lei 16.914.

O criador da receita, Casimiro Pinto Neto, era conhecido como ‘Bauru’ entre os amigos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Reza a lenda que em 1936, atrasado para um jogo de sinuca, ele teria pedido para um funcionário do restaurante montar o sanduíche e, quando o rapaz já estava fechando o pão, ele pediu para acrescentar fatias de rosbife e tomate, já que havia lido que as carnes são ricas em albumina e proteína e o tomate, em vitaminas. 

A Lei 16.914, cujo projeto é do deputado Celso Nascimento (PSC), foi aprovada pela Assembleia Legislativa e promulgada em 28 de dezembro pelo então governador Márcio França (PSB). Outros projetos querem torná-lo patrimônio público cultural brasileiro, um deles apoiado pelo deputado federal Coronel Augusto (PR/SP).
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa