Mãe faz apelo nas redes sociais e consegue Netflix ''personalizada'' para seu filho autista assistir a ''Procurando Nemo''

Desconhecido se propôs a criar um DVD para que Miguel, de 6 anos, não ficasse sem ver seu desenho preferido

por Tiago Rodrigues* 07/01/2019 19:01
Reprodução/ Arquivo Pessoal
Fernanda Torres e seu Filho Miguel (foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal )
Ao acordar no primeiro dia de 2019, como de costume, um garotinho, morador de Sorocaba (SP), pegou o controle remoto e correu para frente da televisão ansioso para ver seu desenho preferido, 'Procurando Nemo', no serviço de streaming Netflix. Porém, o menino teve uma decepção ao perceber que a animação não estava mais presente no catálogo do streaming, o que fez com que a criança de 6 anos, portadora do espectro de autismo, entrasse em desespero e acionasse a mãe, Fernanda Torres, para que ela encontrasse uma solução.

''Miguel assistia a Nemo umas cinco a seis vezes por dia, ele assistia inteiro ou as partes que ele mais gostava. No dia 31, ele assistiu para dormir. Aí, no dia 1º, ele foi procurar e já não estava lá mais.  Aí ele me chamava, me puxava para eu procurar e ficava 'Nemo, Nemo, Netflix'. Fui procurar e não achava. Fui me tocar que virou o ano e, possivelmente, eles teriam tirado alguns filmes para colocar outros. Foi aí que ele começou com o desespero e com muitas crises de choro'', disse a mãe em entrevista ao Estado de Minas.

Ao perceber a insatisfação e as crises do filho autista por conta da ausência do desenho, Fernanda, na esperança de encontrar uma solução, foi até as redes sociais na última sexta-feira, diretamente nas páginas da Disney e da Netflix, questionando as empresas sobre o motivo da ausência de Nemo no catálogo, e aproveitou para relatar o drama que estava passando.
Reprodução/ Facebook
(foto: Reprodução/ Facebook )


Bom samaritano virtual


Diante do comentário nas páginas, muitas pessoas se solidarizaram, embora algumas sugestões não trouxessem a solução necessária. Em meio a tantas ideias, pessoas sugeriram mandar o DVD da animação, outros se propuseram a emprestar senhas do Telecine, mas nenhuma sugestão foi tão eficaz como a de Rodrigo Lima, de 22 anos, que no comentário da página da Disney respondeu à mãe de Miguel se prontificando a criar um DVD com o mesmo layout apresentado na Netflix, de forma que o garoto pudesse acessar o conteúdo pelo controle remoto.

O próprio Rodrigo, morador de Carapicuíba (SP), se comprometeu a enviar o link com o serviço completo. Bastaria Fernanda comprar um DVD virgem e transferir o conteúdo baixado para que seu filho pudesse assistir novamente a 'Procurando Nemo'.

''No sábado de manhã, ele já mandou como tinha ficado o menu. Acabei chorando. Ficou perfeito, muito lindo, e no domingo ele já me mandou o link pra baixar,'' relatou Fernanda.

Segundo Fernanda, o DVD já está pronto e funcionando perfeitamente e o pequeno Miguel já conseguiu ver a história do belo peixinho laranja que se perde da família, mas que reencontra o pai em um final feliz como o de sua mãe, Fernanda, que encontrou uma solução para não ver mais seu filho sofrer.
Embed:

Aos 2 anos, Miguel foi diagnosticado com autismo, e adora assistir a desenhos da Disney todos os dias. Sua mãe ainda reforça que as palavras que ele mais gosta de escrever são Nemo, Disney e Pixar. Além dele, Fernanda tem uma filha de 8 anos, Ísis. O pai do garoto se separou da mãe quando ele tinha apenas 1 ano. Desde então, os três vivem em um condomínio localizado em Sorocaba.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie Mendes