Sim, existe um campeonato mundial de pega-pega

Competição começou oficialmente em 2017 e última edição, em Londres, reuniu seis equipes

por Luiz Augusto Barros* 04/10/2018 20:18
Reprodução/Internet
(foto: Reprodução/Internet)
Com certeza quando você era criança adorava brincar de pega-pega (também conhecido como pique-pega). Mas o que você não sabia, e muito menos esperava, é que agora existe um campeonato mundial. O World Chase Tag, que mistura a brincadeira com parkour, começou oficialmente em 2017 e tem quatro modalidades: individual, multijogador, times e eliminatório. A última competição aconteceu em setembro, em Londres, e reuniu seis equipes.

No individual, os competidores entram em uma arena cheia de obstáculos. O “Chase” (o pegador) tem 20 segundos para tocar o “Evader” (o fujão) e pegá-lo. A cada fuga, o participante vai marcando pontos e quem atingir 10 primeiro, com uma vantagem de dois, vence. O “evader” muda a cada perseguição. No multijogador, segue-se a mesma lógica, com quatro jogadores e quatro rodadas de 40 segundos. 

Para a disputa entre times, cada equipe tem até cinco jogadores. As rodadas são divididas em duas partes de 20 segundos, variando “chase” e “evader”. Primeiro, o jogador A persegue o jogador B. Depois, o jogador B persegue o jogador A. Quem pegar o oponente mais rápido ganha a rodada e um ponto para sua equipe. Se uma rodada termina em empate, ninguém ganha o ponto. Após um número predeterminado de rodadas, o time com mais pontos vence a partida. 

Nas partidas eliminatórias são necessários, no mínimo, dois jogadores. O confronto tem um período predeterminado de tempo ou número de rodadas. Cada rodada tem um “chase” e um “evader” e dura até 20 segundos. O vencedor em cada perseguição permanece como fujão e recebe 1 ponto por uma fuga. O atleta com mais pontos após determinado período de tempo ou número de rodadas ganha.

Assista ao vídeo de uma partida:
 

 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa