Cadela farejadora é jurada de morte na Colômbia

Sombra foi ameaçada por traficantes colombianos

por Luiz Augusto Barros* 27/07/2018 19:58
Reprodução/Facebook
(foto: Reprodução/Facebook)
Sombra é uma cadela da raça pastor alemão que tem "carteira assinada" como rastreadora da força policial antidrogas da Colômbia. Em uma investigação, a cadela encontrou mais de cinco toneladas de cocaína pertencentes ao grupo criminoso Clã do Golfo, evitando o envio da droga para a Europa.

Segundo a imprensa colombiana, no entanto, o grupo criminoso jurou a cadela de morte e está oferecendo recompensa pela cabeça de Sombra, algo em torno de 20 milhões de pesos colombianos (cerca de R$ 26 mil). O Clã do Golfo é considerada a organização criminosa mais poderosa do país e grande parte do tráfico de drogas na Colômbia é controlado pelo grupo.

A cadela de 6 anos foi condecorada por dois anos consecutivos com a medalha "Wilson Quintero" por sua "contribuição inestimável" à luta contra o tráfico de drogas no país. A Polícia Antidrogas, por meio de uma publicação no Twitter em 20 de julho, afirmou que "Sombra foi o cachorro com o melhor desempenho durante o treinamento em detecção de drogas ilícitas e que, nos últimos três anos, se tornou o tormento de Otoniel (em referência a Otoniel Úsuga, líder do Clã do Golfo e o criminoso mais procurado de Colômbia), apreendendo 9 toneladas de cocaína".
 
 

A Diretoria Antindrogas da Polícia da Colômbia informou que Sombra está segura e foi transferida da área onde a organização criminosa opera, em Turbo, para o aeroporto El Dorado, em Bogotá, local que está fora da zona de influência do grupo.
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']