Homem relata pouso forçado de avião nos EUA em tempo real pelo Facebook

por Lucas Negrisoli * 18/04/2018 11:21
Reprodução
(foto: Reprodução)
Marty Martinez era um dos passageiros do Voo 1380 da SouthWest que, devido a problemas na fuselagem da aeronave, teve que pousar emergencialmente nesta terça-feira (17) no Aeroporto Internacional da Filadélfia, nos Estados Unidos. A situação fez com que um dos 143 passageiros do Boeing 737-700 morresse devido à explosão de uma das janelas. Mas, há algo de peculiar na tragédia – Martinez relatou, em tempo real, todo o pânico em seu Facebook.

À meia noite e 12 minutos (horário de Brasília), o homem começou uma transmissão ao-vivo na rede social com o título “Há algo de errado com o nosso avião! Parece que estamos caindo! Pouso de emergência! Voo da Southwest de Nova York para Dallas!!”. No vídeo, vê-se o homem com uma máscara de oxigênio e diversas falhas na imagem, devido à falta de sinal.


Com cinquenta segundos de transmissão, Martinez relatou nos comentários que “O motor explodiu (achamos) e estilhaçou uma das janelas, matando um dos passageiros. Atendentes de voo correram e chamaram outros passageiros para que ajudassem a tapar o buraco enquanto choravam descontroladamente”. O vídeo foi visto, até a publicação desta matéria, por mais de 612 mil pessoas.

Quatro minutos depois, à meia noite e 18 minutos, Martinez iniciou outra transmissão. Dessa vez, descrevendo os últimos minutos do voo.

 “Estamos nos encaminhando para a aterrissagem. Na Filadélfia, acredito.”, afirmou. Segundos depois, o homem relata “Conseguimos!”, mas afirma que “alguém no voo teve um ataque cardíaco. Parece que o motor realmente explodiu e uma das janelas foi estilhaçada. Ainda estamos no Avião e estamos tentando reanimar a mulher”. O segundo vídeo foi visualizado por 417 mil pessoas.

Cerca de uma hora após encerrar as transmissões, Martinez publicou no seu perfil diversas fotos do voo. “O voo 1380 de Nova York para Dallas teve um pouso forçado na Filadélfia. O motor explodiu e destruiu a janela que estava a três cadeiras de mim. A explosão deixou uma mulher que estava próxima de mim em estado crítico”, relatou.

Duas horas depois, o homem deu detalhes sobre seus relatos. “Literalmente comprei Wi-Fi enquanto o avião caía, eu queria ter a possibilidade de avisar as pessoas que amo... nos meus últimos momentos em vida. Automaticamente me coloquei em uma posição na qual eu teria que priorizar pessoas. Então, pensei que a transmissão ao-vivo poderia ser uma última forma de me comunicar com as pessoas que amo e com a minha equipe”, ressaltou.

Mais tarde na madrugada de ontem, o homem publicou condolências à passageira morta no voo. “Acabei de descobrir que a mulher ferida no avião não sobreviveu. Meus sentimentos estão com a família, me sinto com sorte por ter sobrevivido”, escreveu.

Voo 1380

O Boeing 737-700 da Southweste partiu às 11h da manhã (12h em Brasília) de ontem (17) de Nova York, no Aeroporto LaGuardia, e estava a caminho de Dallas quando o pouso forçado na Filadélfia foi realizado. Não houve passageiros com ferimentos graves além da mulher morta, que não teve seu nome divulgado.

Em coletiva de imprensa, Adam Thiel, chefe do Corpo de Bombeiros da Filadélfia, declarou que um dos motores da aeronave estava em chamas após o pouso e que o avião apresentava vazamento de combustível. Em nota, a Southwest declarou que “a segurança é sempre nossa principal prioridade e estamos trabalhando para apoiar nossos clientes e equipes neste momento”.

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) publicou outra nota relatando o caso. “O voo 1380 da SouthWest pousou no Aeroporto Internacional da Filadélfia nesta manhã depois que a tripulação reportou que um dos motores da aeronave, assim como a fuselagem e pelo menos uma das janelas estavam com problemas".
 
*Estagiário sob supervisão da sub-editora Jociane Moarais