Smart TV vs TV normal: vale a pena investir em modelos mais caros em 2023?

Televisões da categoria smart representam uma fusão entre tecnologias de smartphone e TV; descubra como transformar TV normal em smart

Marcas como Samsung, LG e Sony competem pelo público brasileiro Pixabay
clock 05/06/2023 16:05
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 
A tecnologia de televisão transformou profundamente nossa relação com a tecnologia, a indústria do entretenimento, e até mesmo a arquitetura de nossas salas e quartos - de famílias reunidas para torcer durante a Copa do Mundo, às novelas integrantes, até os noticiários. O aparelho de televisão se tornou um dos dispositivos mais desejados e mais caros no Brasil. 

Apesar do grande potencial da televisão tradicional, é seguro dizer que a revolução trazida pela internet rapidamente tornou obsoleta a visão tradicional de como os telespectadores interagem com a TV - atualmente, serviços como o Netflix, Globo Play e HBO Max são amplamente utilizados por prometerem grandes catálogos, acessíveis a qualquer momento, por preços competitivos, além da produção de conteúdos originais e a possibilidade maratonar à vontade. 

A consequência é que as lojas brasileiras estão lotadas de aparelhos de televisão smart, que prometem estes e outros aplicativos, acesso rápido a alta qualidade de streaming, e recursos avançados para melhoria de imagem - mas será que uma smart TV vale o custo elevado? Ainda há espaço para televisores tradicionais no mercado brasileiro? Confira. 

As vantagens de uma smart TV


As televisões da categoria smart representam uma fusão entre as tecnologias de um smartphone, e a tela grande e de alta qualidade de uma televisão moderna. Marcas como Samsung, LG, Sony e TCL competem pelo público brasileiro e, além da tradicional disputa por maior contraste, fidelidade de cores ou resolução, as TVs smart também buscam oferecer um sistema operacional robusto com diversos recursos de software: instalação de aplicativos como Netflix e Amazon Prime, assistentes virtuais controlados por voz, modo gamer, ajuste inteligente de áudio, gravação de conteúdo ao vivo, e controle remoto facilitado. 

É inegável que modelos avançados de televisões inteligentes, como a linha OLED C da LG, aumentam a conveniência do uso cotidiano da televisão: é possível entrar automaticamente em suas contas escaneando um código QR com o smartphone, hábito cada vez mais enraizado nos brasileiros de acordo com a ExpressVPN; e recursos avançados permitem, por exemplo, assistir a uma série no Netflix em metade da tela enquanto outra mostra um jogo ao vivo de futebol, com direito a notificações de atualizações no placar e modo de alto contraste e baixa latência para enxergar com clareza a trajetória da bola. Já aparelhos da Samsung contam com integração automática e rápida a outros aparelhos da marca, como smartphones da linha Galaxy e caixas de som, permitindo experiências imersivas e compartilhamento de conteúdo sem fio. 

No entanto, todas essas vantagens estão associadas a um custo maior pelos aparelhos, e de acordo com assistências técnicas especializadas, defeitos nestes modelos de televisão também são mais caros de serem reparados e, em muitos casos, simplesmente impossíveis. 

Transformando uma TV comum em smart


Se os custos elevados estão acima do valor disponível para a compra de uma televisão, ou se o consumidor já possui uma TV funcionando perfeitamente e apenas deseja acesso aos aplicativos de streaming, é possível converter uma TV comum em smart gastando pouco e com resultados quase idênticos aos aparelhos de valor elevado. 

Para isso, é preciso realizar a compra de uma media box que se conectará à TV antiga através de cabo HDMI ou adaptador. Diversas opções estão disponíveis no mercado, como o Google Chromecast e Amazon Fire Stick, além do Roku TV, com valores bastante semelhantes - por isso, a escolha depende da preferência do consumidor e seus outros aparelhos. A Fire Stick é ideal para quem possui alto-falantes Alexa, enquanto o Chromecast se conecta perfeitamente com smartphones com Android. Com qualquer um dos aparelhos conectados na televisão tradicional, um sistema completo e com todos os aplicativos será exibido, conectado à internet e controlado com um controle remoto exclusivo ou smartphone via Wi-Fi, imediatamente adicionando os recursos smart à TV.

Mas atenção: há versões genéricas e baratas destes aparelhos circulando em lojas de informática e pequenas quitandas em todo o Brasil, oferecendo descontos impressionantes e até mesmo pacotes de TV grátis. No entanto, uma análise recente da Anatel e especialistas em segurança digital encontrou diversas formas de vírus instalados nestes aparelhos, roubando dados de cartão de crédito ou informações pessoais das vítimas, além de frequentemente possuírem afirmações mentirosas em suas embalagens. Portanto, o ideal é jamais confiar em aparelhos genéricos e com preços estranhamente baixos, dando preferência a compra de aparelhos originais. 

Assim, para a maioria dos brasileiros, o custo de um aparelho para conversão de uma TV comum em smart é a melhor escolha por garantir a maior parte dos benefícios por uma fração consideravelmente menor do custo. Por outro lado, para quem já está buscando uma televisão nova, a compra de uma TV smart oferecerá maior qualidade de imagem e diversos pequenos recursos que aumentam a conveniência no cotidiano, justificando seu custo e garantindo maior compatibilidade para o futuro. 
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp