Freepik
05/06/2023 15:25
Muita gente passou a encontrar no mercado financeiro uma excelente forma de obter bons rendimentos, pois muitos dos ativos disponíveis oferecem um retorno muito melhor do que opções conservadoras, como a poupança. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, existem formas consistentes e práticas de gerar renda não somente a longo prazo, mas também a curto prazo.
Quando a melhor opção é investir a curto e a longo prazo
Como o nome sugere, investimentos de curto prazo são aqueles cujos resultados não são esperados por muito tempo, ou seja, eles têm um prazo médio de 90 a 365 dias, sendo caracterizados por alta liquidez. Mas normalmente, tais aplicações nascem por meio de atividades que podem durar apenas horas ou um prazo menor que 90 dias.
O investimento a longo prazo, é aquele investimento com um período maior que 365 dias, já que o investidor não precisa dos rendimentos com urgência e para garantir uma vida financeira tranquila no futuro.
Para iniciar no mercado de investimentos
Antes de começar a investir em ativos de renda fixa ou de renda variável, você precisa definir metas e objetivos, se uma de suas metas inclui uma aposentadoria tranquila, preste atenção na data de vencimento dos ativos que você quer fazer seu investimento.
Além de ter metas e estratégias estabelecidas, conhecer o seu perfil de investidor é muito importante, já que com ele você pode ter conhecimento do grau de risco que está disposto a correr nas suas negociações e o perfil pode ajudar a determinar qual tipo de ativo será mais eficaz, orientando o investidor em cada negociação.
Não invista impulsivamente, mas siga o planejamento das suas estratégias a fim de não comprometer sua renda e correr riscos desnecessários. Plataformas como
Metatrader 5 download possuem ferramentas para fazer simulações e priorizar investimentos.
O que são os fundos de investimentos?
Existem muitos fundos de investimentos disponíveis no mercado de investimentos. Esses fundos são divididos para que os investidores possam visualizar melhor a estratégia de cada fundo e dessa forma possa se identificar com cada um.
Os fundos de investimentos são ativos do mercado de investimentos, e funcionam com um administrador que escolhe títulos variados dos quais o investidor compra uma fração ou cota, é um tipo de carteira recomendada na qual o investidor não precisa escolher quais ativos negociar. É uma ferramenta prática principalmente para quem está iniciando e pessoas com pouca experiência neste mercado. Conheça abaixo alguns tipos de fundos de investimento.
Investimentos nos fundos de índice - ETFs
Uma característica interessante desse tipo de investimento é que os índices do mercado financeiro são monitorados diariamente para a negociação deste ativo. Assim, os títulos escolhidos para compor o fundo de índice são selecionados de forma que sua performance seja similar à performance de um índice predeterminado.
Dessa forma a sua carteira é diversificada com apenas um tipo de investimento, pois a cota do fundo mútuo representa a soma das cotas da bolsa entre outros ativos. Os fundos mútuos são geridos de forma passiva e, portanto, recomendados para iniciantes no mercado financeiro.
Investimentos em fundos de investimento imobiliário - FII
Os FIIs são uma das opções de investimento mais acessíveis para quem quer diversificar os seus investimentos e também ter uma renda mensal. É um fundo que permite investir no mercado imobiliário.
Esse fundo é dividido em partes que compram ou vendem imóveis destinados a serem alugados ou arrendados ou também em investimentos imobiliários. No entanto, devido às altas taxas de juros e a oscilação econômica, sendo assim os melhores fundos imobiliários para investir são os fundos de papel.
Investimentos em fundos de criptomoedas
É um fundo mais tradicional, semelhante a um ETF, mas neste caso não há um índice que reproduza a carteira. Assim, o fundo de investimento em criptomoedas analisa diretamente a movimentação das
moedas digitais no mercado.
As diversas opções de fundos disponíveis no mercado, atende de forma abrangente todos os tipos de objetivos e perfis de investimento.
Cabe ressaltar que este é um mercado que vive grandes e constantes oscilações a cada dia, o que proporciona um cenário de resultados interessantes e positivos a médio e a longo prazo. É muito importante se manter informado e estudar os movimentos e comportamento do mercado de investimentos.
Assinatura do autor: Marcelo Berenstein