
O futebol não é mais a única paixão do brasileiro. Após 2 anos de pandemia, o interesse por outras modalidades aumentou muito. Corrida, triathlon e beach tennis são alguns dos esportes mais praticados hoje no Brasil além do futebol. Mas não basta apenas praticar, para evitar lesões é preciso se preparar.
Um erro comum é achar que preparação específica é somente para profissionais, que basta frequentar academias tradicionais ou estúdios cujo foco é uma orientação mais genérica e, normalmente, estão mais voltados para a estética.
Esse é um grande erro, que na maioria das vezes, acaba gerando lesões e tirando as pessoas do esporte. As atividades praticadas em academias tradicionais costumam não contemplar as especificidades de movimentos exigidas no esporte e as características e capacidades físicas de cada pessoa.
Guilherme Conde, preparador físico da Special One, explica que “a Preparação Física é uma sequência sistematizada e planejada de movimentos, que possuem objetivos específicos. Ela deve ser feita com supervisão porque somente o preparador físico pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas, delimitar os objetivos de acordo com o perfil e o estado físico de cada pessoa. Esses exercícios buscam a melhoria das habilidades do esporte e capacidades físicas, como por exemplo, resistência, força, flexibilidade, mobilidade e velocidade, fatores fundamentais para aumento da performance e prevenção de lesões”.
Ao praticar esportes, é preciso tomar cuidado com as lesões
Atualmente estima-se que entre 5 e 11 milhões de pessoas praticam corrida nas ruas, seja para perder peso, por enfrentar um desafio pessoal ou simplesmente para ter mais saúde. Basta olhar os parques, ciclovias e calçadas no começo da manhã ou no cair da tarde.
A corrida de rua é o esporte mais democrático que existe, quase todas as pessoas podem praticar. Mas para evitar lesões e problemas de saúde é recomendado inicialmente procurar um médico do esporte a fim de realizar exames clínicos e laboratoriais. Se tudo estiver bem para a prática da corrida, o segundo passo é consultar um fisioterapeuta esportivo para avaliar desequilíbrios musculares e auxiliar na escolha do tênis mais apropriado para o momento.
Pode ser que não pareça, mas a corrida de rua tem alto índice de lesões musculoesqueléticas. Por isso, os praticantes precisam de acompanhamento qualificado, com planilhas adequadas de treinamento e também com um trabalho preventivo orientado por um fisioterapeuta esportivo e preparador físico.
Outro fator muito importante na preparação para corredores é a análise biomecânica de corrida, que evidencia aos próprios corredores as suas características de movimento, assim como seus pontos fortes e fracos.
Ao equilibrar, fortalecer e preparar o corpo para a corrida, o atleta iniciante, amador ou profissional, não só aumenta o seu desempenho como diminui as chances recorrentes de lesões.
Esportes de areia
Segundo estimativa da Confederação Brasileira de Tênis, há 600 mil praticantes de beach tennis no país, sendo a maioria amadores. Além disso, a alta busca pelo esporte está atraindo a atenção de patrocinadores, que estão investindo cada vez mais em torneios, seja para amadores ou profissionais.
Apesar da areia oferecer 20% a mais de resistência ao movimento e potencializar o condicionamento físico e a capacidade pulmonar dos praticantes, o esporte também pode lesionar o praticante.
O Brasil é uma das grandes potências desse esporte, mas é muito importante estar preparado para se entregar a essa modalidade com segurança e minimizar os riscos de lesão. Exercícios de liberação tecidual, mobilidades e ativações específicas do esporte são fundamentais para preparar o corpo.
A fisioterapia também é uma forte aliada. É necessário integrar à rotina um programa de prevenção de lesões com um fisioterapeuta, associado a um plano de treinos elaborado por um preparador físico onde ambos terão domínio quanto às demandas exigidas pelo esporte e controle de cargas do treino.
Mesmo por hobby, é preciso contar com uma boa preparação
A onda fitness e a paixão por esportes trazem muitas vantagens, mas é preciso ficar atento ao preparo físico para que a vida saudável não se torne um empecilho devido às lesões e dores.
A prática de atividades físicas é fortemente recomendada pelos médicos. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda de 150 a 300 minutos semanais de exercícios moderados para pessoas entre 18 e 65 anos.
É importante destacar que não são apenas os atletas profissionais que precisam de um acompanhamento, seja de fisioterapia ou preparação física. Os iniciantes e amadores também necessitam de cuidados para evitar dores e lesões no corpo durante os treinos.

7 princípios dos exercícios físicos
Os exercícios físicos seguem 7 princípios que devem ser respeitados na hora de praticar um esporte, como os apresentados a seguir.
- Individualidade biológica: é o potencial biológico de cada indivíduo
- Adaptação: a evolução do condicionamento físico ocorre gradativamente de acordo com os estímulos apresentados;
- Sobrecarga ou gradualidade: o atleta evolui à medida em que há um aumento gradual dos estímulos;
- Continuidade ou manutenção: não basta apenas conquistar a forma física, é preciso mantê-la;
- Especificidade: treinamento específico de acordo com o objetivo a ser alcançado;
- Variabilidade: buscar a diversificação de estímulos para evitar a monotonia;
- Interdependência de volume vs intensidade: de acordo com os objetivos do treino, é preciso equilibrar volume e intensidade, melhorando assim a performance.
Busque a orientação de um profissional
Para garantir bons resultados nos treinos, prevenir lesões e ter longevidade no esporte é fundamental contar com uma preparação específica.
A Special One é um centro de treinamento e fisioterapia integrado, tanto para reabilitação quanto para o fortalecimento e desenvolvimento da prática esportiva.
Dessa forma, trabalha-se a reabilitação, a prevenção de lesões e o fortalecimento do corpo de atletas iniciantes, amadores e profissionais. O trabalho é feito respeitando a individualidade, os objetivos e a rotina de cada pessoa. Afinal de contas, cada caso é um caso.
Há quem seja sedentário e tenha a necessidade de praticar uma caminhada, uma corrida ou qualquer outra atividade física partindo do zero. Há ainda aqueles que estão machucados e precisam de reabilitação física para voltar aos treinos. E outros que já treinam por conta própria, mas querem melhorar seu rendimento.
Fisioterapeutas e preparadores físicos trabalham juntos, sempre alinhando a melhor estratégia para alcançar os melhores resultados. Com a ajuda da tecnologia de ponta, os profissionais identificam os desequilíbrios, forças, fraquezas e fatores que levam às lesões e, a partir daí, criam um planejamento individualizado.
No dia a dia subimos escadas, levantamos e sentamos, caminhamos e corremos. No esporte aceleramos, freamos, pulamos e giramos. A Special One identifica o que precisa ser melhorado em cada um, sempre buscando trabalhar o corpo como um todo.
A Special One é o lugar ideal para todos que desejam ter um corpo mais forte e saudável, prevenindo lesões e com longevidade no esporte.
Especialidades da Special One
A Special One atua da seguinte maneira:
Análise Biomecânica
É uma análise que identifica forças e fraquezas no padrão de movimento e direciona o trabalho fisioterápico/físico. Na Special One ela é realizada pelo fisioterapeuta e pelo preparador físico conjuntamente, por meio de testes ortopédicos e de movimento, com o uso de tecnologias associadas, como o RunScribe e a esteira SkillRun 7.000 da Technogym.
O objetivo é mensurar as necessidades de cada pessoa de forma quantitativa e qualitativa e corrigir os padrões básicos de movimento por meio da melhoria das funções, reduzindo desequilíbrios e compensações musculares.
Análise Biomecânica de Corrida
Esta análise identifica o padrão de corrida, tipo de pisada/marcha, entre outros fatores. Tem como objetivo mensurar desequilíbrios musculares e encurtamentos que possam prejudicar a amplitude de movimento e gerar lesões futuras, uma vez que a corrida é uma atividade cíclica e que sobrecarrega bastante as estruturas corporais.
Treinamento Físico
Capacitação, controle e desenvolvimento das habilidades exigidas nas modalidades esportivas são alguns dos objetivos do treinamento físico.
O foco está na melhoria do desempenho, prevenção de lesões, promoção do bem-estar e saúde, por meio do fortalecimento e equilíbrio muscular.
Análise Fisioterápica
É a análise realizada pelo fisioterapeuta no caso de dor ou lesão do paciente. Ela é importante para definir o uso de estratégias terapêuticas. São utilizados testes ortopédicos e de movimento com o objetivo de mensurar de forma quantitativa e qualitativa as necessidades individuais.
Fisioterapia
A Fisioterapia é realizada por meio de exercícios terapêuticos e recursos modernos de tratamento para alívio da dor e retorno as atividades diárias. O trabalho pode acontecer em várias fases e etapas conforme a necessidade de cada paciente e grau de lesão. Fisioterapia pré operatória / pós operatória, para alívio da dor e preventiva são alguns exemplos de fisioterapias realizadas na Special One.
Recovery
O Recovery é outra especialidade apresentada pela Special One que utiliza botas pneumáticas, liberações manuais, dentre outras técnicas que auxiliam na regeneração tecidual e articular das áreas mais exigidas nas atividades físicas.
Conheça a Special One
Quer saber mais como melhorar sua qualidade de vida, seu desempenho no esporte, fortalecendo o corpo e prevenindo lesões? Visite a Special One no bairro São Bento, em Belo Horizonte, ou entre em contato pelo WhatsApp para conhecer todas as soluções.