Capacitação: conheça os 5 cursos on-line mais valorizados em 2022

O formato de aprendizagem virtual chegou para ficar e já é reconhecido pelas grandes empresas; veja a lista dos melhores cursos on-line

23/05/2022 13:45
Twenty20
Empresas procuram pessoas cada vez mais capacitadas. (foto: Twenty20)
No mercado de trabalho atual – altamente exigente e competitivo – a qualificação e atualização profissional virou quesito para se destacar da concorrência. As empresas procuram pessoas cada vez mais capacitadas, não só com conhecimento de ferramentas técnicas, mas também com habilidades emocionais, de gestão, trabalho em equipe e produtividade.

É fato: investir tempo e dinheiro em capacitação profissional não é uma opção para muitas pessoas. Os gastos de tempo e deslocamento até uma instituição de ensino – especialmente nas grandes cidades – somado aos custos do material de apoio e alimentação, são os principais obstáculos para quem quer voltar a estudar e ter mais facilidade de inserção no mercado de trabalho.

No entanto, graças ao rápido avanço da tecnologia nas últimas décadas, existem hoje diversas possibilidades na área educacional através de plataformas de ensino online como crehana que contam com cursos flexíveis de longa ou curta duração com início imediato, oferecendo muita praticidade para quem deseja continuar seus estudos ou introduzir o aprendizado de um novo assunto. 

A única exigência da modalidade virtual é que o aluno tenha acesso a um dispositivo eletrônico (seja um computador, um smartphone ou tablet) e a uma conexão estável para poder assistir às aulas em qualquer lugar e a qualquer horário.

Assim, acelerado pela pandemia, o formato de aprendizagem virtual chegou para ficar e já é reconhecido pelas grandes empresas. Existem hoje cada vez mais plataformas de ensino como a crehana que disponibilizam centenas de cursos online de baixo custo e alta qualidade que podem fazer a diferença no currículo e ampliar os horizontes de conhecimento a apenas um clique.

Sendo assim, fizemos abaixo uma seleção dos cursos online que estão tendo uma alta popularidade, ganhando visibilidade e reconhecimento no mercado de trabalho. Veja a lista e não fique fora das tendências. 

1. Marketing Digital


A área da comunicação digital é hoje uma poderosa e essencial ferramenta para melhorar o rendimento e desempenho de qualquer empresa. Ela é usada nos setores público e privado para aprimorar serviços, fortalecer marcas e aumentar o engajamento dos usuários. 

Para se dar bem na área de Marketing Digital é fundamental gostar de estabelecer metas, resultados, estatísticas e passar tempo fuçando na internet e nas redes sociais. Os cursos online da área (Community Manager, SEO, Social Media, Analista de Métricas e Designer, entre outros) abordam práticas que resultam em ganho de experiência sobre os comportamentos dos consumidores e do mercado em geral para melhorar as vendas de uma marca.

Como a área de comunicação digital tem a ver com as redes sociais e a interação dos usuários com uma marca na internet, estudar online é muito bem-visto pelos empregadores, já que a modalidade permite que o aluno some experiência sobre como será o trabalho.

2. Fotografia


Os cursos online de fotografia oferecem ferramentas e técnicas para fazer arte e transmitir ideias e emoções através de imagens de qualidade, além de tirar o máximo proveito dos equipamentos e dos programas de edição como o Photoshop.

Aprender fotografia pode representar uma ótima oportunidade de carreira para quem quiser trabalhar nessa área. Vale ressaltar que é importante contar com equipamentos (câmera) que permitam colocar em prática os conhecimentos adquiridos, além de um computador ou dispositivo eletrônico para edição das imagens através de um software de edição.

3. Nutrição


Dentro da área de Saúde, os cursos online de Nutrição estão realmente bombando. Existem dezenas de opções diferentes nessa modalidade oferecidas pelas diversas plataformas de ensino, abrangendo as mais variadas especialidades como Alimentação Vegetariana, Cozinha Saudável, Alimentação Coletiva, Nutrição Infantil e até Nutrição Funcional para Cães e Gatos.

Vale ressaltar que se bem existem alguns cursos online do campo da Saúde disponibilizados de forma gratuita, a maioria das instituições de ensino cobra uma taxa para quem deseja obter uma certificação na área, isto é, um documento que comprova o conhecimento adquirido e agrega muito valor ao currículo. O importante é ficar atento à credibilidade da plataforma que está oferecendo os cursos, para saber se o “diploma” realmente vale a pena.

4. Tecnologia da Informação


Impulsionada ainda em tempos de crise pelos grandes avanços tecnológicos, a área de Tecnologia da Informação (o conjunto de soluções computacionais que permitem a obtenção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e uso das informações) é uma das mais aquecidas no mundo todo. O setor está em constante crescimento, e a falta de profissionais para atender a demanda já é evidente.

Por ser uma área bastante ampla, quem tiver interesse em estudar algo relacionado pode seguir diferentes caminhos: infraestrutura de TI, desenvolvimento de software, ciência de dados, segurança da informação ou inteligência artificial, entre outros temas. 

Os cursos da área de TI (Tecnologia da Informação) estão recomendados para pessoas criativas, empreendedoras, dinâmicas, e que gostam trabalhar em equipe. Ter familiaridade com o idioma inglês também é importante, já que a maioria dos códigos de programação são em essa língua.

5. Particularidades do ensino a distância


Os cursos online podem ser uma ótima escolha para quem deseja se inserir rápido no exigente mercado de trabalho atual, tendo em vista que costumam ser opções de formação de curta duração que podem ser cursadas onde e quando o aluno preferir. 

A maioria dos cursos de modalidade virtual costumam estar disponíveis para início imediato e são de baixo custo – geralmente 70% mais baratos do que os presenciais – o que é certamente um grande atrativo para quem não tem condições financeiras para investir em novos conhecimentos.  

Com tudo, é importante salientar que para se dar bem com a modalidade virtual a plataforma de ensino escolhida deve ser reconhecida e confiável, além de estar ciente de que essa forma de aprendizado não é menos exigente do que a presencial. O ensino a distância possui inúmeros benefícios, mas exige certamente muita dedicação, disciplina e excelentes habilidades para administrar o tempo.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS