Entenda o que é convergência digital e como ela impacta o seu smartphone

A convergência tem como objetivo fazer com que usuários de diferentes dispositivos possam integrá-los de maneira completa a outros aparelhos

03/05/2022 18:32
Freepik
O uso da convergência digital maximiza o engajamento do usuário. (foto: Freepik)
A convergência digital ganhou força nos últimos anos, com empresas interessadas em aprimorar a experiência de seus usuários. Com esse objetivo em mente, os desenvolvedores buscaram uma integração de dados e dispositivos. A ideia é fazer com que usuários de diferentes dispositivos pudessem integrá-los de maneira completa a outros aparelhos que, anteriormente, não ofereciam essa opção.

O uso da convergência digital pode maximizar muito o engajamento do usuário. Especificamente em smartphones, essa estratégia aproxima o uso do celular e de outros dispositivos, conectando o uso de seus programas preferidos. Essa integração permite acesso ao mesmo conteúdo de diferentes maneiras, e muito mais.

Tipos de convergência digital


Existem diferentes tipos de convergência digital. Você poderá encontrar uma conversão de conteúdo, por exemplo, onde o conteúdo está disponível como texto, áudio, vídeo, impresso, entre outros formatos. Há também a existência da convergência de rede. Nesse caso, a rede atua na transmissão desse conteúdo entre diferentes canais da rede de internet.

Já a tecnologia de convergência, acaba permitindo que os conteúdos gerados na convergência de conteúdo sejam disponibilizados em diferentes dispositivos. Ou seja, você pode consumir um vídeo, por exemplo, usando o seu computador, smartphone, ou até mesmo a sua Smart TV preferida.

Essa rede criada pela convergência digital permite que o usuário acesse o seu conteúdo preferido independentemente do dispositivo que esteja usando. Mas tudo fica ainda mais interessante quando falamos em smartphones. Afinal, celulares são os dispositivos que mais estão disponíveis nas mãos dos usuários ao longo do dia.

Impactos da convergência digital em seu smartphone


Em um smartphone atualmente é possível jogar slots de criptomoedas, e diversos outros tipos de jogos. Porém, muito além do uso do celular para jogar os seus jogos preferidos, eles também podem ser acessados por computadores e tablets, por exemplo. Essa convergência permite que a tecnologia de games esteja disponível em vários aparelhos, e faz com que os jogadores tenham ainda mais acessibilidade aos seus jogos preferidos.

A convergência digital faz com que os jogadores tenham total flexibilidade para jogarem os jogos de sua preferência. Nos smartphones, isso fica ainda mais interessante. Além de jogos, diversos outros aplicativos podem ser acessados com o uso da convergência digital em diferentes dispositivos.

É importante ter em mente que a convergência digital, por outro lado, pode exigir que você tenha que ter mais cuidado com os seus dados. Eles estarão disponíveis em redes, que precisam ser bem protegidas, para garantir que nenhuma outra pessoa consiga acessá-los para finalidades errôneas.

Essa nova tendência digital está presente no mercado e, desde então, tem ganhado espaço entre os usuários de smartphones, PCs, entre outros tipos de dispositivos. Portanto, cabe aos jogadores se adaptarem a essa interconectividade de plataformas da melhor maneira possível, permitindo que seus dados sejam sincronizados, com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário.

Certifique-se de manter o seu dispositivo atualizado para acompanhar os últimos avanços que a convergência digital tem disponibilizado, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, e até mesmo em Smart TVs.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS