Veja como ajudar a convencer um alcoólatra a buscar tratamento

Entenda o que é alcoolismo e como os profissionais da área podem ajudar no tratamento desse vício

14/04/2022 17:31
Envato
(foto: Envato)

 
O alcoolismo é um problema na sua vida? Alguém da sua família ou uma pessoa bem próxima é dependente do álcool? Você gostaria de saber como convencer essa pessoa a buscar tratamento em uma Clínica de recuperação para alcoólatras? Então continue lendo, pois este artigo irá te ajudar!
 
Um detalhe importante para começarmos: antes mesmo de você querer convencer alguém de algo, não apenas convencer um alcoólatra a se tratar, mas convencer sobre qualquer coisa, você primeiro precisa se convencer.
Trazendo para o nosso assunto, isso quer dizer que você precisa entender o que é o alcoolismo e que de fato este é um problema sério, que precisa ser resolvido com a ajuda de profissionais.
 
Mas você pode estar se perguntando porque estamos falando sobre isso.
 
Por mais que você talvez seja consciente sobre o alcoolismo, muitas pessoas que convivem com alcoólatras não entendem ao certo o que acontece. Não têm consciência de que eles são dependentes da bebida.
 
Alguns podem confundir a dependência alcoólica com o simples prazer de beber. Mas são coisas diferentes.
 
Uma pessoa que consome álcool, mesmo que em grande quantidade, não é necessariamente um dependente alcoólico. O problema está justamente quando a pessoa não consegue ficar muito tempo sem ingerir algum tipo de bebida alcoólica.
 
É por isso que nas propagandas de bebidas alcoólicas eles dizem "beba com moderação", afinal, um alcoólatra não surge de um dia para o outro. Para alguém se tornar dependente, antes, precisa ter um contato constante e abundante com o álcool.
 
Portanto, o que queremos dizer é que você precisa antes de mais nada conhecer a pessoa que você quer ajudar, seja ela homem ou mulher, você precisa constatar se de fato ela é alcoólatra ou não. E então depois, convencê-la a se tratar em uma clínica de recuperação masculina, feminina ou para melhores de idade, o que é bem comum.
 

O que você precisa fazer para convencer um alcoólatra a buscar tratamento


Envato
(foto: Envato)

 
Sabendo que o alcoolismo é uma doença e de que a pessoa que você quer ajudar de fato é um dependente alcoólico, o próximo passo é convencê-la de que precisa de ajuda.
 
Mas como?
 
Você precisa conversar com a pessoa para tentar convencê-la, claro, mas antes disso é bom planejar a conversa.
 
Tome muito cuidado com o que você vai dizer. Jamais tenha uma conversa num tom agressivo e acusador. Por mais que essa pessoa tenha te prejudicado de alguma forma, colocar a culpa nele ou nela não vai ajudar em nada.
 
Ainda falando sobre conversar, procure fazer isso num momento em que o alcoolista esteja sóbrio, sem ter consumido nenhuma bebida alcoólica para que a conversa seja proveitosa.
 
De preferência, escolha um lugar tranquilo, onde esteja somente você e a pessoa e que as chances de haver alguma interrupção sejam menores.
 
É bem comum que o alcoólatra não queira conversar sobre o assunto nas suas primeiras tentativas. Procure deixá-lo(a) à vontade, e sempre demonstrar real preocupação e de que realmente você quer ajudar.
 
Se mesmo assim ele ou ela não quiserem falar sobre o assunto no momento, não insista e evite conflitos desnecessários, porém, faça outras tentativas em outras ocasiões.
 
Tenha sempre muita paciência, empatia e perseverança que você conseguirá convencer a pessoa no momento certo! Acredite!

MAIS SOBRE NEGÓCIOS